AtaNews Publicidade 728x90
12/04/2024 às 18h05min - Atualizada em 12/04/2024 às 18h05min

Ações humanizadas no HCM garantem acolhimento e esperança para quem está em tratamento

Pacientes do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) ganham presentes e eventos surpresa nesta quinta e sexta-feira (11 e 12)

Assessoria de Imprensa do HCM de Rio Preto
Divulgação/HCM
Desde que nasceu, Kauã Felipe Santana Torres, de 11 anos, faz tratamento médico no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto. O Exame do Pezinho foi fundamental para diagnosticar anemia falciforme, doença em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice e as células morrem prematuramente. “A rotina hospitalar é muito pesada, mas as ações humanizadas que acontecem no HCM, especialmente as festas em datas comemorativas, trazem alívio e leveza, tanto para as crianças quanto para os pais”, afirma Nilsa Cruz Santana, mãe do garoto. 

As ações humanizadas são realizadas pelas nossas instituições e por parceiras do complexo Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto). Nesta semana, duas grandes festas foram realizadas, levando alegria e esperança para quem está em tratamento médico: Páscoa Solidária 2024, organizada pelo Instituto Recomeçar em Amor, na quinta-feira (11), e Visita de Personagens para entrega de perucas e gorros, organizada pela Missão Atamor, nesta sexta-feira (12). 

Na quinta-feira, Kauã ficou encantado ao entrar no hall do 6º andar do HCM. Afinal, o local estava repleto de ovos de páscoa, bombons, cenourinhas com chocolate, cupcakes, sorvetes, frutas, refrigerantes e salgadinhos, entre outras guloseimas. Com as mãos cheias de doces, os olhos brilhando e um lindo sorriso no rosto, Kauã estava empolgado com a festa. “Nem parece que estamos no hospital. Aqui é muito legal, sempre tem uma surpresa diferente”, disse.  

Cada paciente internado no HCM recebeu um kit contendo um ovo de páscoa com 250 gramas, uma caixa de bombom, chocolate Bis e uma cenoura com chocolate. Para evitar aglomerações, as crianças de cada andar desceram em esquema de rodízio, sempre acompanhadas por pais, responsáveis e equipe de enfermagem. Na recepção do HCM, os carrinhos de pipoca e algodão doce complementaram a decoração e despertavam o interesse de adultos e crianças. Todos os alimentos foram supervisionados pelos nutricionistas do hospital, responsáveis por acompanhar a dieta dos pacientes. 

“Páscoa é um momento de renovação e fé e esperança. Por isso, há pelo menos um mês estamos trabalhando para realizar esta festa, que é tão importante para os pacientes e para os pais”, afirma Aida Modesto, presidente do Instituto Recomeçar em Amor. 

Visita dos personagens
Já na sexta-feira, o HCM foi invadido por um grupo de personagens: Pato Donald e Pateta, princesa Aurora, príncipe e Malévola, Peter Pan, Jessie (Toy Story) e Capitão América percorreram alguns andares do hospital para entregar perucas de fantasias feitas em lã e gorros com cachecóis para “aquecer” o coração de quem está em tratamento.    

Para a vice-diretora Administrativa do HCM, Dra. Maria Lúcia Luiz Barcelos Veloso, a ajuda de instituições parceiras é fundamental para quem está em tratamento. “A gente consegue ver a alegria no rostinho de cada paciente e, com isso, a esperança nos olhos das mães. É uma dose de leveza. As festas que aconteceram nesta semana são exemplos a serem seguidos”, disse.   

O pequeno Emmanuel Rodrigues dos Santos, de 7 anos, ficou muito feliz ao receber um gorro verde e cinza. Portador do espectro autista, ele faz acompanhamento no HCM desde o ano passado para investigar possíveis linfonodos. “Como eu já visitei outros hospitais, vejo que essas ações são muito importantes para as crianças. O hospital costuma ser um ambiente um pouco triste, apesar de ver que aqui as crianças são muito felizes. Normalmente as crianças ficam muito quietinhas e esse tipo de ação faz com que elas fiquem felizes e possam se divertir como se não estivessem doentes. É um gesto de amor muito simples, mas que torna o dia a dia mais alegre do que o normal”, disse Silmara Cândida Rodrigue, mãe do paciente. 

“As festas transformam a rotina hospitalar. É uma experiência que ressignifica a vinda das crianças para além dos procedimentos invasivos ou algumas consultas. Elas têm a oportunidade de ter a valorização da infância por meio dessas ações e vão se lembrar que são crianças mesmo estando dentro do hospital”, afirmou Daniela Barbosa Dias, psicóloga do HCM. “Para as famílias, é sempre muito importante perceber a alegria e satisfação das crianças nesses momentos”, destacou.

Comitê de Experiência do Paciente
A Funfarme destaca-se em todo o país por ser um dos poucos centros que conta com um o Comitê de Experiência do Paciente, que ajuda no desenvolvimento de ações em que o paciente está no centro do cuidado. Através do Conselho Consultivo de Paciente e Familiares, os hospitais envolvem os pacientes e familiares na discussão para a toma de decisões que melhorem suas experiências. 

Criado em setembro de 2022, o grupo é formado por representantes dos Hospitais e Unidades da Funfarme, pacientes, ex-pacientes e familiares, que se reúnem de forma voluntária para cocriar, ou seja, avaliar e sugerir melhorias na estrutura e nos serviços oferecidos pela instituição. A partir desses encontros, a instituição avalia a relevância das reivindicações e viabilidade da implementação das medidas propostas. 

Alianças Estratégicas
Para ajudar no custeio e manutenção da medicina de alta performance, driblar a crise econômica do país e a redução de recursos e investimentos no SUS, o Complexo Funfarme conta com o departamento de Captação de Recursos, chamado de Alianças Estratégicas. O setor é responsável por firmar parcerias com empresas, instituições privadas, pessoas físicas, parlamentares e políticos das esferas municipal, estadual e federal para obter suporte financeiro para investir em atendimento médico a quem precisa, transformando cada centavo em saúde para a região de Rio Preto.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »