AtaNews Publicidade 728x90
10/04/2024 às 17h35min - Atualizada em 10/04/2024 às 17h35min

Hemocentro de Rio Preto está com estoque de sangue em nível crítico e precisa de doadores

Assessoria de Imprensa do Hemocentro
Divulgação/Hemocentro
O estoque de sangue do Hemocentro de Rio Preto está crítico. Os tipos positivos, A+, B+, AB+ e O+, tiveram queda acentuada e são os que mais precisam de doadores no momento. O motivo da queda do estoque é a grande demanda de hospitais de Rio Preto e região nos últimos dias e resultado de descarte de bolsas de sangue, que possuem validade média de 45 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, os tipos sanguíneos mais comuns são o O+ e o A+. Juntos eles abrangem cerca 87% de nossa população. O grupo B+ contribui com cerca de 10% e o AB+ com apenas 3%. Em Rio Preto, segundo o banco de dados do Hemocentro, são 108.696 doadores cadastrados, sendo 41% do tipo O+, 33% é do tipo A+, 10% é do tipo B+ e 3% é do tipo AB+.

“Isso significa que, por serem sangues mais comuns, principalmente o O+ e o A+, temos mais doadores disponíveis para nos ajudar, porém, ao mesmo tempo, tem grande uso destes tipos em hospitais, seja em urgências e emergências, mas também nas demandas eletivas” explica o coordenador de Captação de Doadores do Hemocentro de Rio Preto, Guilherme Vila Real.

Para fazer a doação é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. O Hemocentro de Rio Preto está localizado na Av. Jamil Feres Kfouri, 80 - Jardim Panorama.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »