AtaNews Publicidade 728x90
04/04/2024 às 19h02min - Atualizada em 04/04/2024 às 22h12min

Estou inadimplente, e agora?

Cinco passos para negociar a dívida e recuperar o equilíbrio financeiro

NewCelebridades
Lohan Paschoalotto 
Com a recente crise econômica, um número significativo de trabalhadores viu-se desempregado, enfrentando dificuldades financeiras que se intensificaram mês após mês. A escassez de recursos levou famílias a tomar decisões difíceis, tendo que escolher entre pagar contas essenciais ou enfrentar o risco de inadimplência. Como resultado, muitos indivíduos acabaram com restrições em seus nomes junto aos órgãos de proteção ao crédito, agravando ainda mais sua situação financeira e aumentando os desafios para reconstruir sua estabilidade econômica.

De acordo com o indicador da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), o número de inadimplentes no país em janeiro de 2024 subiu 3,78% em relação ao mesmo mês de 2023. Isso significa que há aproximadamente 66,96 milhões de devedores. Segundo o levantamento, 4 em cada 10 brasileiros estão negativados, o que equivale a 40,83%.
Apesar de os números serem alarmantes, a boa notícia é que existe solução. Com planejamento, paciência e comunicação eficaz, é possível negociar suas dívidas e retomar o controle de suas finanças.
Separamos cinco passos para negociar a dívida e recuperar o equilíbrio financeiro.

Avalie sua situação financeira
O primeiro passo para resolver a inadimplência é entender completamente sua situação financeira. Liste todas as suas dívidas, incluindo valores, credores e taxas de juros, e analise também sua renda mensal e despesas fixas e variáveis. 
Essa avaliação ajudará a identificar quais dívidas são prioritárias e quanto você pode pagar mensalmente para começar a quitar seus débitos.

Entre em contato com os credores
Não evite seus credores. Entre em contato com eles o mais rápido possível para discutir opções de pagamento e explique sua situação e demonstre seu interesse em resolver a dívida. 
Muitas vezes, os credores estão dispostos a negociar condições de pagamento mais flexíveis, como parcelamentos ou descontos. A plataforma PagouFácil pode ser uma ponte útil nesse processo, facilitando a comunicação entre você e seus credores e oferecendo soluções personalizadas para sua situação.

Negocie condições favoráveis
Ao negociar com os credores, busque condições que sejam realistas e viáveis para sua situação financeira. Isso pode incluir redução de juros, alongamento do prazo de pagamento ou até mesmo a quitação da dívida com um valor menor do que o total devido. Lembre-se de sempre obter todas as condições acordadas por escrito para evitar mal-entendidos futuros.

Estabeleça um plano de pagamento
Com base em suas negociações com os credores, estabeleça um plano de pagamento realista e sustentável. Divida o valor total da dívida em parcelas mensais que caibam no seu orçamento e priorize o pagamento das dívidas com juros mais altos e/ou aquelas que têm o potencial de resultar em consequências mais severas, como penhoras ou restrições de crédito.

Mantenha-se comprometido e adapte-se
Manter-se comprometido com seu plano de pagamento é essencial para superar a inadimplência. Cumpra rigorosamente com os pagamentos acordados e se surgirem imprevistos financeiros, não hesite em reavaliar seu plano e fazer ajustes conforme necessário. 


Por: Lohan Paschoalotto
Lohan Paschoalotto é Diretor de Produto e Inovação do Pagou Fácil
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »