AtaNews Publicidade 728x90
04/04/2024 às 15h19min - Atualizada em 04/04/2024 às 16h22min

Como a saúde bucal influencia na saúde geral do corpo

Os cuidados com a saúde bucal podem evitar graves problemas de saúde como câncer e problemas no coração

Redação
Divulgação
Grande parte das pessoas sabe que a ida ao dentista é importantíssima para manter a saúde bucal em dia. Porém, poucos param para pensar em como esse cuidado influencia no funcionamento geral do organismo. Construir uma rotina de cuidados e consultas regulares com o profissional odontólogo pode ser decisiva para que as pessoas tenham qualidade de vida e evitem o aparecimento de problemas ou doenças em diferentes partes do corpo, não apenas com relação aos dentes.

A famosa frase de que a “saúde começa pela boca”, portanto, tem sua verdade. Por exemplo, pacientes com dor de dente geralmente têm dificuldade para mastigar. Somado ao desconforto na hora de comer, configura-se uma situação com importantes implicações sistêmicas, em que a dificuldade em triturar os alimentos impacta na absorção de nutrientes, na digestão e pode gerar até mesmo dores estomacais.

“A saúde bucal é parte integrante da chamada saúde geral, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é um ‘estado de completo bem-estar físico, mental e social’”, explica Maria Eunice da Silva Davidian, docente do curso de pós-graduação em Endodontia do Centro Universitário Senac – unidade Tiradentes. Em outras palavras, para alcançar um estado de normalidade de funcionamento do organismo humano, é preciso ter atenção e se dedicar ao cuidado de todas essas frentes, sem exceção.

Prevenção de doenças
Se a saúde bucal é mais do que os dentes bonitos e o hálito fresco, ela também abrange outros aspectos bastante conhecidos como a prevenção de inflamações na gengiva e as temidas cáries, por exemplo.

“Cáries e infecções dentárias não tratadas podem ter impactos negativos na saúde geral, uma vez que bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea e afetar outras partes do corpo. A endodontia ajuda a prevenir tais complicações. Atualmente, com avanços tecnológicos, os procedimentos endodônticos se tornaram mais precisos e eficazes, proporcionando melhores resultados e maior conforto para os pacientes”, comenta Guilherme Noriaki Itikawa, coordenador do curso de Endodontia do Senac.

O profissional ainda destaca que a falta de cuidado com a saúde bucal pode causar problemas graves de saúde que muitas vezes podemos deixar de associar com a saúde bucal. “Além do fato de que a dor de dente afeta nosso dia a dia em pontos como o sono e o desempenho das atividades profissionais e de lazer, uma má saúde bucal pode acarretar doenças sérias como diabetes, pneumonia, sinusites e até mesmo câncer e doenças no coração”, diz Itikawa.

Diante de tudo isso, Davidian corrobora que cuidar da saúde bucal é fundamental e uma prática que não deve ser negligenciada. “Para ter dentes sem cáries, um sorriso bonito e manter a saúde bucal e geral em dia, recomenda-se usar escova adequada, creme dental fluoretado, fio dental, dieta equilibrada e ir ao dentista regularmente. Uma boca saudável reflete no equilíbrio de todo o corpo e da mente”, conclui.

Cuidando da Saúde

No dia 6 de abril, das 10h às 16h, o Senac vai promover o 1º Evento Integrado de Saúde à Comunidade em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Na ocasião, que ocorrerá na unidade Tiradentes, região central da capital, serão realizados vários tipos de atendimento, como por exemplo: aferição de pressão arterial, orientação sobre medicamentos, ações sobre cuidados com a saúde bucal, entre outros serviços. A iniciativa é aberta ao público e gratuita. Para receber o atendimento, é necessário fazer o cadastro no site do Senac São Paulo.

Serviço:
1º Evento Integrado de Saúde à Comunidade do Senac Tiradentes
Data: 6 de abril, das 10h às 16h
Local: Av. Tiradentes, 822 – Luz – São Paulo/SP
Informações e inscrições: no site do Senac São Paulo.
Gratuito

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »