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03/04/2024 às 10h18min - Atualizada em 04/04/2024 às 07h50min

A verdade sobre a compra online de roupas: 59% dos consumidores preferem experimentar as peças do que confiar em modelos exibidos nas lojas

Estudo realizado pela fashion tech brasileira Doris, ressalta que para metade dos consumidores a incerteza sobre o tamanho das peças é um fator decisivo na hora de fechar a compra

Imprensa Doris
Doris.mobi

Com o aumento da procura por vestuários na internet,  Doris, plataforma brasileira de IA Generativa que disponibiliza um provador virtual dentro do e-commerce, realizou uma pesquisa nacional para investigar os hábitos de compra de roupas no ambiente digital. O levantamento destaca que a maior barreira ao finalizar uma compra via e-commerce é a incerteza em relação ao tamanho e o caimento das peças escolhidas: 59% dos consumidores que adquirem roupas online preferem experimentar em si a confiar em modelos disponíveis em prévias das peças nos sites.

Apenas 18% das pessoas confiam nas indicações de tamanhos das peças em lojas online, enquanto 52% afirmam comprar apenas quando já conhecem a loja. A diversidade dos modelos exibidos em fotos também é um fator decisivo. 19% não se sentem representados pelos modelos mostrados nos sites e 33% afirmam gostar de experimentar as peças antes de comprar, mas já terem comprado roupas sem provar.

“A incerteza sobre o item escolhido ainda incomoda o consumidor de roupas online. Os compradores tendem a preferir lojas  que disponibilizam ferramentas que permitam uma melhor experiência de compra, com  informações sobre o caimento e a sugestão de tamanho ideal das roupas”, comenta o CEO e fundador da Doris, Marcos de Moraes. 

Moraes ressalta que é muito importante compreender que corpos de mesmo tamanho e peso podem ter formas completamente diferentes. “Temos uma variedade de pessoas em busca de uma mesma peça que muitas vezes pode não ser a ideal para o corpo dela. Com a Doris, o  consumidor dispõe de uma experiência personalizada por meio do try-on virtual, que permite experimentar roupas em qualquer lugar, de forma rápida e com precisão próxima a 100%”, completa o executivo.

A pesquisa revela ainda que 40% dos consumidores identificam a moda como uma forma de expressar seu estilo e posicionamento, e 27% acreditam que uma boa experiência de compra online deve ser intuitiva, rápida  e transparente  durante todo o processo de compra.

Certeza sobre o tamanho lidera os fatores para compras online de roupas

Quase metade (46%) das pessoas ouvidas elegeram a certeza sobre o tamanho da roupa como fator decisivo para realizar uma compra online, enquanto 52% dos entrevistados disseram que costumam acertar o tamanho, mas, algumas vezes, a peça escolhida fica um pouco folgada ou justa. 

A plataforma Doris ajuda o consumidor nesse momento de escolha. O CPO, Pedro Serafim, explica o funcionamento da ferramenta. “Ao clicar no ícone “vista em você”, disponível nas lojas parceiras, o cliente acessa a plataforma, sem a necessidade do download de aplicativos, e seleciona duas fotos. A partir dessas imagens, Doris identifica as medidas da pessoa e permite que ela visualize a roupa no seu corpo por meio da IA Generativa. Dessa forma, buscamos integrar experiências entre os mundos físico e digital, permitindo que as compras online sejam uma experiência imersiva, indo além da simples visualização das tabelas de tamanho.”, explica Serafim.

Online supera lojas físicas para compra de vestuário

As compras de vestuário online superam as lojas físicas, sendo a preferência de 35% das pessoas. 52% das respostas apontaram que o dispositivo preferido para esse tipo compra é o smartphone, com o valor de transação variando entre R$ 100 e R$ 300.

“O e-commerce se mantém com perspectivas positivas de mercado, com altas projeções principalmente no comércio de roupas. Garantir a assertividade é um de nossos principais pilares na Doris, e, com nossa tecnologia, podemos proporcionar compras personalizadas, seguras e eficientes”, completa o CEO, Marcos de Moraes.

A pesquisa quantitativa online foi realizada por meio da plataforma de human analytics da MindMiners, entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro de 2023, com análise de resultados conduzida pela Doris. Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietários da MindMiners, o MeSeems, totalizando uma amostra de 500 pessoas, dos gêneros masculino e feminino, de todas as classes sociais e regiões do Brasil.


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