AtaNews Publicidade 728x90
02/04/2024 às 17h02min - Atualizada em 02/04/2024 às 17h02min

Estado de SP prepara Ronda Escolar especial para atender alunos com deficiência

Serviço especializado terá treinamento para policiais agirem em situações de emergência

sspsp
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) prepara a criação de uma Ronda Escolar especializada para atender estudantes com necessidades especiais em São Paulo. Os policiais receberão treinamento para agir adequadamente em diferentes situações que precisem de ação imediata.

Nesta terça-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a SSP, em conjunto com a Secretaria da Educação e da Pessoa com Deficiência, assinou uma resolução estabelecendo um grupo de trabalho para implementação do programa, a fim de viabilizar a aquisição de equipamentos e treinamento específicos para o efetivo. O trabalho será liderado pela Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg).

“Este é um primeiro passo para implantar um serviço especializado que, até então, o Estado não possuía. É um atendimento pensado para que a Polícia Militar atue com a comunidade no entorno das escolas, oferecendo proteção e segurança aos estudantes, sobretudo àqueles que possuem alguma deficiência. Por isso, é fundamental contar com apoio de outras secretarias”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

A proposta prevê que a Ronda Escolar tenha viatura adaptada e identificada para fazer os atendimentos. Também haverá um kit de emergência com itens como capacete para autista, protetor auricular, luva de contenção, prancha rígida, colar cervical, entre outros materiais para um atendimento rápido até a chegada do serviço especializado, como Bombeiros ou Samu.

“A ideia é aproveitar um serviço que já vem sendo prestado pela Polícia Militar, que são as Rondas Escolares, e qualificar os policiais conforme às necessidades dos estudantes com deficiência”, explicou o coordenador estadual dos Consegs, coronel Leonardo Isipon.

Ampliação do serviço de equoterapia

O serviço especializado de equoterapia da Polícia Militar para crianças com deficiências será ampliado em todo o estado de São Paulo. A resolução para implantar o grupo de trabalho que vai discutir o modelo também foi assinada hoje. Atualmente, as aulas são fornecidas apenas na capital paulista pelo Regimento de Polícia Montada 9 de Julho.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que usa o movimento do cavalo para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor de pessoas com deficiência. Ou seja, o animal faz o paciente trabalhar diversas áreas do corpo que geralmente não consegue no dia a dia.

Além do cavalo, que é o principal ativador do processo, o tratamento também conta com o condutor do animal, um psicólogo e um fisioterapeuta.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »