AtaNews Publicidade 728x90
01/04/2024 às 09h38min - Atualizada em 02/04/2024 às 07h10min

Entenda o Maio Verde

Alerta a sua saúde da visão

NovoHub Med
https://www.doctoralia.com.br/perfil-edicao/marcus-vinicius-de-oliveira-freitas
@drmarcusvinicius.oftalmo

Pressão intraocular elevada: A pressão dentro do olho (pressão intraocular) é um fator de risco importante para o glaucoma. Quando essa pressão se torna excessiva, pode causar danos ao nervo óptico ao longo do tempo.

Bloqueio do escoamento do fluido: O glaucoma de ângulo fechado ocorre quando o ângulo de drenagem do olho é bloqueado, impedindo que o fluido saia adequadamente. Isso pode levar a um aumento súbito da pressão intraocular e danos ao nervo óptico.

Fatores genéticos: Histórico familiar de glaucoma aumenta o risco de desenvolver a doença. Certos genes podem predispor uma pessoa ao glaucoma, embora o mecanismo exato ainda não seja totalmente compreendido.

Idade avançada: O risco de glaucoma aumenta com a idade. Pessoas com mais de 60 anos têm um risco maior de desenvolver a doença.

Lesões oculares prévias: Lesões oculares traumáticas ou cirurgias oculares anteriores podem aumentar o risco de desenvolver glaucoma, especialmente se causarem danos ao sistema de drenagem do olho.

Condições médicas subjacentes: Certas condições médicas, como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, podem aumentar o risco de glaucoma.

Uso prolongado de corticosteroides: O uso crônico de medicamentos contendo corticosteroides, especialmente na forma de colírios, pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma.

É importante ressaltar que o glaucoma pode se desenvolver mesmo na ausência de fatores de risco conhecidos. Portanto, exames oftalmológicos regulares são essenciais para detectar a doença precocemente e iniciar o tratamento adequado para prevenir a perda de visão irreversível.

Os sintomas do glaucoma podem variar de acordo com o tipo de glaucoma e sua gravidade. Em muitos casos, o glaucoma é assintomático nas fases iniciais, o que torna ainda mais importante realizar exames oftalmológicos regulares para detecção precoce. No entanto, alguns sintomas podem surgir à medida que a doença progride.

Os principais sintomas do glaucoma podem incluir:

Visão periférica reduzida: O glaucoma geralmente começa afetando a visão periférica, fazendo com que a pessoa perceba dificuldade em enxergar objetos ao redor sem mover os olhos.

Visão em túnel: À medida que o glaucoma avança, a visão periférica pode se estreitar progressivamente, resultando em uma sensação de olhar através de um túnel.

Visão embaçada ou nebulosa: O glaucoma pode causar embaçamento da visão, dificultando a visualização de detalhes ou objetos distantes.

Halos ao redor das luzes: Algumas pessoas com glaucoma podem perceber halos ao redor das luzes, especialmente durante a noite.

Dor nos olhos: Em casos de glaucoma agudo de ângulo fechado, pode ocorrer dor intensa nos olhos, acompanhada de vermelhidão e visão turva.

Dor de cabeça: Aumento súbito da pressão intraocular pode levar a dores de cabeça intensas, especialmente na região ocular.

É importante ressaltar que os sintomas do glaucoma podem ser sutis e facilmente ignorados, especialmente nas fases iniciais da doença. Portanto, se você notar qualquer alteração na sua visão ou tiver preocupações com a saúde dos seus olhos, é fundamental consultar um oftalmologista para uma avaliação completa. Somente um profissional de saúde visual pode realizar os exames necessários para diagnosticar e tratar o glaucoma adequadamente.


Ao final de nossa enriquecedora entrevista, gostaríamos de destacar as valiosas contribuições do Dr. Marcus Vinicius Freitas, uma figura de proeminência na oftalmologia brasileira. Com o CRM 31392 e RQE 13465, sua formação e especialização são testemunhos de sua competência e dedicação à saúde ocular. Membro ativo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Dr. Marcus é conhecido por empregar técnicas avançadas e inovações no campo, com o objetivo de prevenir e tratar distúrbios visuais, assegurando um cuidado excepcional aos seus pacientes.

O consultório do Dr. Marcus é reconhecido por seu atendimento de qualidade, reflexo de seu compromisso e zelo pelo bem-estar dos pacientes. Para aqueles que buscam não apenas um médico, mas um parceiro na jornada para uma visão saudável e um tratamento confiável, o Dr. Marcus representa uma escolha sem igual.

Expressamos nossa gratidão ao Dr. Marcus por compartilhar seus esclarecimentos e recomendações conosco, contribuições que certamente enriquecem nossa plataforma e auxiliam muitos em busca de orientação oftalmológica de primeira linha.

Para agendar uma consulta e dar o primeiro passo em direção a uma saúde ocular exemplar, não hesite em entrar em contato  via mensagem no número (31) 99235-4896. Além disso, convidamos você a seguir o Dr. Marcus em sua jornada profissional e a se manter atualizado sobre as últimas novidades e dicas em saúde ocular através de seu Instagram @‌drmarcusvinicius.oftalmo.

Escolha o Dr. Marcus Vinicius Freitas para uma visão clara, saudável e um atendimento oftalmológico de excelência.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »