AtaNews Publicidade 728x90
01/04/2024 às 09h44min - Atualizada em 02/04/2024 às 07h08min

Atividades físicas e hábitos saudáveis são aliados no combate ao câncer

Estudos mostram que um estilo de vida com hábitos saudáveis pode reduzir o risco de quase todos os tipos de câncer

Heverson Bayer
http://oncoville.com.br
Freepik.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer – INCA mostram que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para 2024, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Estudos mostram que um estilo de vida com hábitos saudáveis pode reduzir o risco de quase todos os tipos de câncer. Além de manter os exames periódicos em dia, o INCA aponta que as estratégias mais eficazes para prevenir o câncer são: a prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada, peso corporal adequado e manter hábitos saudáveis, como não fumar e evitar o consumo do álcool.

É importante lembrar que manter hábitos saudáveis é uma das maneiras para ajudar no combate ao desenvolvimento de doenças como o câncer. Já é de conhecimento que uma parte significativa dos tumores está associada a fatores de risco modificáveis, ou seja, aqueles que podem ser evitados. Saiba o que fazer para reduzir o risco de desenvolver um câncer:

Movimente-se e deixe o sedentarismo de lado
A prática de atividade física regular é uma estratégia importante para se manter saudável, independentemente da idade. Segundo estudos, a atividade física pode diminuir o risco de certos tipos de câncer, além de impactar na redução de uma série de outras condições médicas sérias e comuns. A recomendação é 150 minutos por semana ou 30 minutos por dia.

O seu peso corporal está ideal?

Estudos populacionais sugerem que a obesidade e o sobrepeso estão ligados a um aumento geral do risco de desenvolver diversos tipos de tumores. Entre eles, destaque para o câncer de mama, principalmente em mulheres que estão na pós-menopausa, câncer colorretal, de endométrio, de esôfago e de fígado.

Evite o excesso de bebidas alcoólicas

O uso de álcool é responsável por cerca de 6% de todos os cânceres e 4% de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos. O consumo excessivo está relacionado a tumores de cabeça e pescoço (boca, garganta), esôfago, fígado e mama, entre outros. Por isso, a recomendação é tolerância zero para bebidas alcoólicas.

Pare de fumar!

O uso do tabaco continua sendo uma das principais causas de mortes evitáveis em todo mundo. Em média, as pessoas que fumam morrem cerca de 10 anos mais cedo do que as pessoas que nunca fumaram. Além de aumentar o risco de câncer, fumar pode causar várias doenças, como infecções respiratórias, impotência sexual, osteoporose, catarata, entre outras, e danificar quase todos os órgãos do corpo.

Fonte: Oncoville.

O Oncoville é uma clínica de excelência em radioterapia, localizada em Curitiba - PR, que oferece tratamento para o câncer de forma integral e personalizada, seguindo padrões internacionais de qualidade e dispõe de uma infraestrutura ampla, moderna para garantir bem-estar e conforto aos pacientes.

Recentemente, o Oncoville recebeu a recertificação de Acreditado Nível 1 – Acreditado, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »