AtaNews Publicidade 728x90
22/03/2024 às 10h30min - Atualizada em 23/03/2024 às 07h14min

Backup de sites salva empresas de falhas, roubo de dados e prejuízos

Sites inteiros podem se perder sem backup

Aroldo Antonio Glomb Junior
www.kakoi.com.br
Divulgação

Quantas vezes você já entrou em um site que está fora do ar? Muita coisa pode ter acontecido e o site pode até voltar em alguns minutos, mas e se todas as informações forem perdidas? Esse perigo é absurdamente alto no Brasil, em que 9 de cada 10 empresas não fazem backups preventivos ou da maneira correta.

Os dados da pesquisa Veeam, empresa dos Estados Unidos especializada em tráfego de informações tecnológicas, mostra que as empresas tupiniquins não se preocupam em fazer a proteção de seus dados ou então não a fazem corretamente.

Essa vulnerabilidade deixa em risco 95% das empresas que podem, de uma hora para outra, perderem seus dados para ameaças como ransomware, um tipo de sequestro online de informações para futuras extorsões:

"De fato, as empresas estão se arriscando demais ao negligenciar a implementação de backups adequados para suas páginas na web. Esse é um aspecto fundamental para garantir a segurança e a continuidade dos negócios online. Imagine o impacto financeiro e reputacional de não conseguir recuperar dados perdidos devido a ataques ou outros problemas?” ressalta Boby Vendramin, Planner da KAKOI.

O sistema de backup precisa ser atualizados para garantir a recuperação sem problemas a tempo de evitar prejuízos financeiros e danos à imagem da empresa.

Falhas no sistema podem causar perdas de informações mesmo nos ambientes mais modernos. Até servidores considerados super seguros podem ter falhas e, são nesses momentos críticos, que o backup adequado pode entrar em ação, com uma rápida recuperação do site:

“Entra nessa conta as falhas de origem humana. Pode acontecer também, como quando algum colaborador faz uma exclusão acidental de qualquer arquivo ou quando acontece uma atualização mal-sucedida. Os backups regulares conseguem reverter esses equívocos em instantes”.

Pode confiar na nuvem?
Para o especialista, as empresas podem e devem. Uma opção conveniente e eficaz para realizar backups é utilizar serviços de backup em nuvem:

“A chave é ter acesso instantâneo aos dados a qualquer momento, se houver conexão com a Internet, facilitando a recuperação remota. Além disso, os provedores de nuvem geralmente implementam sistemas de redundância e replicação, tornando os dados mais resilientes a falhas e automatizando o processo de backup”, finaliza Vendramin.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »