AtaNews Publicidade 728x90
21/03/2024 às 13h10min - Atualizada em 21/03/2024 às 13h10min

Estagiários de Enfermagem participam de aula sobre protocolo de morte encefálica

Birigui/SP

Santa Casa Birigui
Estagiários de Enfermagem do UniSalesiano participaram, nesta quarta-feira (20/03), de uma aula sobre protocolo de morte encefálica, ministrada pelo coordenador da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Birigui, Márcio Roberto Teodoro.

Durante a aula, que aconteceu no salão nobre do hospital, os estagiários foram orientados a respeito do rigoroso protocolo que determina a morte encefálica, além de conhecer como funciona o trabalho da CIHDOTT da instituição e da OPO (Organização de Procura de Órgãos) de São José do Rio Preto.

Conforme a resolução nº 2.173/17 do Conselho Federal de Medicina, para a determinação da morte encefálica é obrigatória a realização mínima de dois exames clínicos que confirmem o coma não perceptivo e ausência de função do tronco encefálico, um teste de apneia e um exame complementar.

“Os exames clínicos devem ser realizados por dois médicos diferentes, não envolvidos com as equipes transplantadoras, sendo o diagnóstico feito no intervalo mínimo de um hora. Os profissionais precisam ter experiência e um curso de capacitação na área”, explicou Teodoro.

CAPTAÇÃO

A Santa Casa de Birigui realizou três captações de órgãos em 2023, após cumprir os devidos protocolos para diagnóstico da morte encefálica, acolhimento e autorização dos familiares dos pacientes. Foram dois procedimentos feitos em julho e um em agosto.

O coordenador da CIHDOTT aproveitou a aula para conscientizar os alunos sobre a importância da doação de órgãos. “É uma atitude nobre que ajuda a salvar vidas. Então, se vocês têm o desejo de serem doadores, avisem seus familiares, pois somente eles poderão autorizar a doação”, incentivou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »