AtaNews Publicidade 728x90
15/03/2024 às 22h19min - Atualizada em 17/03/2024 às 13h54min

Nova onda de calor exige atenção redobrada com os olhos

Raios UV presentes na luz solar estão associados a problemas sérios de visão, como catarata e degeneração da retina, alerta Dra. Myrna Serapião, especialista em doenças externas oculares e córnea

Redação
H.Olhos - Rede Vision One
Divulgação - FreePik
Uma nova onda de calor, que já está influenciando o país desde o início da semana e está prevista para se prolongar até o fim do verão, em 20 de março - de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta já é a terceira do ano, com temperaturas em até 5°C acima da média e picos de até 40°C -, vem trazendo preocupações não apenas meteorológicas, mas também de saúde ocular, pois o desconforto térmico expõe a população a uma série de riscos, alerta a Dra. Myrna Serapião, especialista em doenças externas oculares e córnea, e diretora médica da Vision One, rede nacional de hospitais oftalmológicos presente em 9 Estados e 21 cidades brasileiras, que anualmente realiza mais de 3 milhões de atendimentos e procedimentos.

A médica explica que sintomas como olho seco, vermelhidão, coceira, irritação, ardência e sensibilidade à luz podem surgir devido à exposição prolongada ao calor e que preocupação é ainda maior devido aos recordes de calor, facilitando o surgimento de doenças oculares decorrentes de infecções por vírus e bactérias. "Além das queixas comuns, os raios UV presentes na luz solar estão associados a problemas sérios de visão, como catarata e degeneração da retina", alerta Dra. Myrna.

Ela também adverte que a constante exposição ao sol pode aumentar o risco de pterígio (crescimento anormal da membrana que reveste a parte branca do olho) e de fotoceratite, uma dolorosa condição ocular causada pela prolongada exposição aos raios ultravioleta (UV).

O uso frequente de ar-condicionado, especialmente em ambientes corporativos, também preocupa Dra. Myrna. "O ressecamento ocular pode levar ao embaçamento da visão, afetando não apenas o conforto visual, mas também a funcionalidade dos olhos", destaca a especialista.

A médica também reforça que pessoas que usam lentes de contato devem redobrar os cuidados, pois o uso prolongado de ar-condicionado pode causar desconforto e ressecamento das lentes.

Para minimizar esses problemas, Dra. Myrna recomenda hidratação constante dos olhos, respeitando os intervalos corretos de limpeza das lentes e, ao sair de ambientes com ar-condicionado, deve-se procurar piscar frequentemente, pois a prática promove a lubrificação dos olhos.

Previna-se
Durante uma onda de calor, a negligência em relação à saúde ocular pode se agravar devido às condições climáticas extremas: temperaturas elevadas e exposição excessiva ao sol podem aumentar o risco até mesmo de lesões causadas por coceiras constantes ou queimaduras por exposição ao sol. Portanto, diz a médica, "é importante conscientizar sobre a importância dos cuidados com os olhos para garantir o acesso igualitário a serviços oftalmológicos, especialmente durante períodos de condições climáticas extremas”.Prevenção ainda é o melhor caminho e as dicas são fáceis de serem colocadas em prática. Confira: 
  • Quando estiver na praia ou na piscina, é importante proteger seus olhos usando óculos próprios para nadar, além de evitar coçá-los para prevenir lesões. 
  • Se você costuma usar lentes de contato, opte por modelos descartáveis ao ir à piscina ou à praia. Não se esqueça de usar óculos de sol com proteção UV sempre que estiver ao ar livre para proteger seus olhos dos raios solares prejudiciais. 
  • É fundamental também reduzir o tempo de uso de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, e fazer pausas frequentes para descansar os olhos. 
  • Se sentir desconforto ocular, é crucial buscar orientação de um oftalmologista e evitar a automedicação, especialmente com colírios.

Sobre a Vision One

A Vision One é uma rede nacional de hospitais oftalmológicos de alta qualidade. Fundada em 2020, a rede está presente em 9 Estados e 21 cidades brasileiras, com 42 unidades que contam com mais de 3.500 colaboradores e médicos. Com um forte compromisso em oferecer um alto padrão assistencial, a Vision One realiza mais de 3 milhões de atendimentos e procedimentos anualmente. Com uma proposta de valor diferenciada e um forte plano de expansão, a Vision One possui unidades nas seguintes regiões do Brasil: Distrito Federal (CBV); Pernambuco (HOPE, Santa Luiza, CEOFT e NEO); Mato Grosso (HOC); Piauí (Vilar); Maranhão (Vilar e HRO); São Paulo (H.Olhos - Hospital de Olhos, Molinari, CERPO, Laser Ocular, Clinoft, Visoclínica e CEOSP); Santa Catarina (Oftalmos), Espírito Santo (CC Olhos, HOC Capixaba e Macrovisão), Rio de Janeiro (Oftalmo Città) e Sergipe (HOS).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »