AtaNews Publicidade 728x90
15/03/2024 às 14h21min - Atualizada em 15/03/2024 às 14h21min

Rio Preto participa de Campanha do Dia do Rim com testagens e orientações

Assessoria de Imprensa do HB de Rio Preto
Divulgação/HB de Rio Preto
O Hospital de Base e a Prefeitura de Rio Preto promoveram nesta quinta-feira (14/3) -  Dia Mundial do Rim - a campanha: “Saúde nos Rins (& exame de creatinina) para Todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”. Com o objetivo de divulgar informações sobre prevenção das doenças renais, diagnóstico precoce e tratamento adequado, a campanha foi realiza em 50 pontos da cidade.

Em cada um dos locais, foram distribuídos testes gratuitos de urina e glicemia, além de aferição da pressão arterial. Um dos pontos da campanha foi o Poupatempo, que recebeu a visita do prefeito Edinho Araújo, do secretário de saúde, Adilson Vedroni, e do médico nefrologista e idealizador da campanha, Horácio Ramalho. 

"Primeiramente, quero destacar a união de todas as instituições envolvidas, da Prefeitura em favor do ser humano, da saúde, da prevenção. O rim pode desenvolver uma doença silenciosa e só lá na frente ter as consequências, que podem ser fatais. O rim é um órgão importante e, agindo de forma preventiva, podemos ter uma vida mais saudável. É vida com saúde, vida ativa", destacou o prefeito Edinho. 

"A data é um alerta para as pessoas sobre a saúde do rim. Estamos hoje com 55 unidades de saúde atendendo, fazendo esses exames. A prevenção salva vidas", afirmou o secretário da saúde. O nefrologista destacou a importância de manter os exames preventivos em dia. "A campanha é um alerta para a sociedade sobre as doenças renais, por se tratar de uma doença silenciosa, tendo apenas em sua fase tardia alguma manifestação. É necessária a realização do diagnóstico precoce, dosar creatinina e exame de urina para que essa doença seja tratada adequadamente",  disse Horácio Ramalho.

A autônoma Maria Selma de Oliveira, de 59 anos, aproveitou a ida ao Poupatempo para fazer os exames. "Eu tenho cálculo renal, é desconfortante. Então, achei uma boa ideia colocar os exames aqui. Vim despreparada, só para pagar uma conta e estou aqui, achei ótimo", disse.

A testagem continua em todas as unidades básicas de saúde de Rio Preto, no mês de março. Pacientes que tiverem exames alterados serão encaminhados para tratamento. 

Redes sociais e iluminação especial

Ao longo do mês de março serão publicados vídeos nas redes sociais do HB e da Prefeitura de Rio Preto, com orientações de médicos especialistas reforçando a importância de cuidar da saúde dos rins. As fachadas do HB e do Palácio das Águas já estão com iluminação especial nas cores azul, vermelho e amarelo, cores da campanha.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »