AtaNews Publicidade 728x90
15/03/2024 às 14h16min - Atualizada em 15/03/2024 às 14h16min

Contribuinte pode destinar parte de seu Imposto de Renda para o Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade

População pode destinar até 6% do seu Imposto de Renda para projetos que beneficiam 1,7 milhão de pacientes da região, entre crianças, idosos e pessoas com câncer, atendidas pelo SUS

Assessoria de Imprensa do HB de Rio Preto
Encontro de prematuros, realizado no HCM, no ano passado (Divulgação/HCM)
A população da região de Rio Preto que se prepara para entregar a declaração do imposto de renda de pessoa física 2024 pode destinar até 6% do imposto devido a projetos de saúde realizados pelos hospitais do complexo Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto). O complexo é formado pelo Hospital de Base de Rio Preto (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), e atende mais de 1,7 milhão de habitantes dos 102 municípios do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS-15) que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF 2024) começa nesta sexta-feira, 15 de março, e segue até o dia 31 de maio, conforme fixado pela Receita Federal. A grande maioria dos contribuintes, no entanto, não sabe que pode destinar até 6% do seu imposto de renda para projetos e instituições de cunho social que atendam e beneficiam crianças, idosos, pessoas com deficiência e pacientes.
 
A Delegacia da Receita Federal, que compreende 72 municípios da região, estima receber 400 mil declarações, ou seja, 4,39% a mais do que o ano passado, quando foram entregues 383.183 documentos. Somente em Rio Preto, são esperados 148 mil documentos, o correspondente ao um aumento de 4,06% na comparação a 2023, quando foram entregues 142.232 declarações. 
 
“As adesões dos cidadãos à nossa campanha são fundamentais para que possamos melhorar ainda mais nossos serviços e continuar a investir em nossa infraestrutura, tecnologias e profissionais, beneficiando pacientes de todo o país, atendidos por nossos hospitais”, afirma o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares.
 
O dinheiro arrecadado com a destinação feita pelo contribuinte é destinado a projetos que beneficiam pacientes com câncer, garantem o parto humanizado, ampliam o tratamento adequado em mais de 60 especialidades, valorizam a luta contra a violência infanto-juvenil e asseguram dignidade nos cuidados paliativos. São projetos que visam oferecer melhor qualidade de vida.
 
Dr. Jorge Fares destaca que todos são responsáveis pela construção da sociedade e do bem comum. “Em todo o mundo, a medicina de alta complexidade tem um custo muito elevado. E, embora haja a obrigatoriedade mínima de 60% dos atendimentos ao SUS, o complexo hospitalar da Funfarme atende mensalmente um percentual muito maior, chegando a 80% do total”, afirma. Além disso, em todo o complexo hospitalar são quase 800 mil atendimentos por ano, feitos por 1.630 médicos e outros 1,7 mil profissionais da Saúde. No total, são mais de 8 mil colaboradores que garantem assistência 24 horas, ao custo médio de R$ 2 milhões por dia.
 
Como destinar
Para ajudar o Hospital de Base e o Hospital da Criança e Maternidade, o contribuinte deve indicar o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Cedral ou o Fundo Municipal do Idoso de Cedral. Embora o complexo Funfarme esteja localizado em Rio Preto, a destinação é feita por Cedral. Para evitar dúvidas, é importante confirmar se aparece o CNPJ do Complexo Funfarme, imprimir a o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e efetuar o pagamento dentro do prazo estabelecido. 
 
A pessoa pode reservar 3% para projetos através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente e outros 3% para os projetos associados ao Fundo Municipal do Idoso, dividindo o repasse para projetos dos dois hospitais.
 
Após o pagamento, é fundamental enviar o comprovante para que a instituição tenha acesso à doação e reverter aos hospitais. “Sem esse documento, não é possível prosseguir”, explica Dr. Jorge Fares.  
 
6 passos para ajudar o HB e o HCM
1) Acesse sua declaração de imposto de renda na modalidade completa
2) Vá para a seção “Pagamentos” e escolha a opção “Doação Direta na Declaração”
3) Selecione o Estatuto da Criança e do Adolescente ou o Estatuto do Idoso, depedendo do benefício que deseja apoiar
4) Escolha o tipo de fundo para a doação. Selecione “Doações aos Fundos Municipais”
5) Indique o Estado de São Paulo (SP) e, sem seguida, o município de CEDRAL. O CNPJ para doação ao Complexo Funfarme é 21.631.179/0001-55
6) Após preencher essas informações, o sistema vai gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) com o valor da sua doação. Imprima o DARF e efetue o pagamento dentro do prazo estabelecido. 
Após o pagamento, envie o DARF e o comprovante de pagamento. Esse passo é fundamental para a Funfarme ter acesso à doação e reverter aos hospitais. Sem esse documento não é possível prosseguir.
 
*Serviço:*
 
Outras informações podem ser obtidas no setor de Alianças Estratégicas da Funfarme: 
whatsapp: (17) 9.8123-1781

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »