AtaNews Publicidade 728x90
29/06/2018 às 16h45min - Atualizada em 29/06/2018 às 16h45min

Cozinha Piloto produz 16 mil refeições por dia: cardápio mensal reúne qualidade e variedade

Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria
A Cozinha Piloto de Birigui, setor da Secretaria Municipal de Educação, produz, diariamente, 16 mil refeições/dia para alunos das unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Birigui, escolas estaduais, núcleos da Prefeitura e entidades integrantes ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Por dia, também são produzidos 17 mil pães e 2 mil saquinhos de bebida de soja. A produção diária reúne 70 servidores, entre nutricionistas, técnicas em nutrição, cozinheiras, padeiros, serviços gerais, motoristas, servidores do almoxarifado e do administrativo.

Toda a logística de distribuição da alimentação também é feita pela Cozinha Piloto, que funciona de segunda a sexta-feira. “O investimento mensal é de, aproximadamente, R$ 350 mil. Esse investimento é custeado pelos governos Municipal, Estadual e Federal”, disse o diretor do departamento da Central Municipal de Alimentação Escolar, Fernando Bernabé Abrahão.

Com relação ao cardápio, o mesmo é elaborado por nutricionistas, seguindo legislação federal e oferecendo alimentação de qualidade. “A variedade é grande e atende o PNAE, que promove eficiência no oferecimento de alimentação adequada aos estudantes”, disse a nutricionista Juliana Oliveira de Barros.

“A salsicha, por exemplo, que muitas vezes é oferecida com arroz, feijão, legumes e salada, fez parte do cardápio em fevereiro. Agora, nos meses de junho/julho, retorna ao cardápio por ser período de festas típicas. Atende, também, muitos pedidos feitos pelas escolas”, explicou a coordenadora de Equipe Multidisciplinar da Cozinha Piloto, Gabriela Galhardo Pulzatto.

Segundo a equipe técnica da Cozinha Piloto, formada por 4 nutricionistas e 2 técnicos em nutrição,  um Relatório de Serviço Escolar é feito periodicamente, visando mapear como os alimentos são consumidos pelos alunos.

“Temos um relatório de aceitabilidade, ou seja, quais os alimentos são mais consumidos pelos estudantes. A salsicha, por exemplo, tem 90% de aceitabilidade quando é enviada. Para variar o cardápio e fornecer as necessidades nutricionais adequadas aos estudantes, também oferecemos strogonoff (carne ou frango), macarrão, filé de frango, atum, carne seca, pernil, arroz temperado, feijão, saladas, frutas, entre outros alimentos”, falou a técnica em nutrição, Aline Rodrigues Ferreira.

O cardápio está disponível no site oficial do governo municipal (www.birigui.sp.gov.br), no link Cardápio Escolar, além de ser fixado nas unidades de ensino. Os pais podem obter mais informações na direção da escola (ou creche) onde o filho é atendido.

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

“É, portanto, impossível servir apenas um tipo de alimento, como, por exemplo, somente salsicha com arroz”, completou o diretor da Cozinha Piloto de Birigui.

ENTENDA – Saiba como é feita a alimentação dos alunos da Rede Municipal de Ensino

PERÍODO PARCIAL (manhã): café da manhã nas primeiras horas e intervalo para refeição completa perto das 9h30

PERÍODO PARCIAL (tarde): refeição completa perto das 14h30 e intervalo para lanche da tarde perto das 16h30

PERÍODO INTEGRAL: café da manhã nas primeiras horas, lanche perto das 9h30, almoço às 12h, intervalo para alimentação perto das 14h30 e intervalo para lanche perto das 16h30

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »