AtaNews Publicidade 728x90
21/02/2024 às 08h20min - Atualizada em 21/02/2024 às 08h20min

PF combate comércio ilegal de equipamentos eletrônicos por meio de redes sociais

Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo/RS
Governo Federal
Passo Fundo/RS. A Polícia Federal deflagra, nesta terça-feira (20/02), a Operação iLegal, que investiga grupo criminoso responsável pela importação irregular de produtos eletrônicos e a sua comercialização através de redes sociais.

Na ação, policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo/RS (dois), Camargo/RS (seis, Nova Alvorada/RS (três) e um mandado de prisão preventiva. Também são executadas ordens judiciais de sequestro de dois imóveis, três veículos e outros bens móveis, além do bloqueio de valores existentes em contas bancárias de dez pessoas físicas e jurídicas.

A investigação teve início a partir da informação de que um indivíduo estaria efetuando a entrega de telefones celulares de forma irregular nas dependências de um Shopping Center em Passo Fundo. A apuração indica a formação de associação criminosa dedicada à aquisição clandestina, transporte, depósito e comercialização de produtos eletrônicos.

O principal investigado teria realizado dezenas de viagens ao exterior em busca de produtos eletrônicos e foi preso em flagrante, em outubro de 2023, ao transportar smartphones de última geração e alto valor comercial, além de outros itens importados ilegalmente.

Com o avanço da apuração, a Polícia Federal comprovou que o principal investigado possuía uma rede de clientes, captada através de publicações em redes sociais, revendendo ilegalmente produtos importados sem o devido pagamento dos tributos decorrentes da importação.

As evidências também sugerem que o indivíduo se utilizava de nomes de terceiros (“laranjas”) para ocultar a origem de bens e valores ilegalmente obtidos com o comércio ilegal.

A decisão judicial também determina o encerramento dos perfis de redes sociais utilizados pelos investigados para o comércio ilegal dos produtos.

Os crimes investigados na Operação iLegal são os de descaminho, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »