AtaNews Publicidade 728x90
18/02/2024 às 08h43min - Atualizada em 18/02/2024 às 08h43min

Polícia Ambiental detém 11 pessoas com aves silvestres transportadas como bagagem de ônibus no interior de SP

A Polícia Militar Ambiental deteve 11 pessoas na tarde deste sábado (17) em Franca (SP) por maus-tratos e transporte ilegal de aves nativas. Os pássaros estavam acondicionados em gaiolas e caixas e eram levados no bagageiro de um ônibus.

G1
Polícia Ambiental detém 11 com aves silvestres transportadas como bagagem de ônibus em Franca, SP (Foto: Polícia Ambiental)
Um bloqueio policial foi montado próximo a um posto de combustíveis na Rodovia João Traficante, divisa de Minas Gerais e São Paulo, após denúncia de que as aves estavam sendo transportadas em um ônibus vindo de Ibiraci (MG) com 41 passageiros.

Durante a abordagem, os policiais vistoriaram o veículo e as bagagens, sendo que 11 passageiros foram identificados como os responsáveis pelos pássaros.

Entre as espécies havia 36 coleirinhos, um deles morto, e 30 trinca-ferros. Também havia sete caixas de contenção e 21 gaiolas.

“As aves estavam acondicionadas em caixas e transportadores inadequados, muitas sem água ou alimentação e com excesso de aves no espaço, o que configura o crime/infração administrativa de maus-tratos”, informou a PM.

Onze autos de infração ambiental (AIA) foram elaborados, totalizando R$ 204 mil em multas administrativas. Pelo tráfico de aves, foram aplicadas mais multas no valor de R$ 33,5 mil.

Os detidos ainda podem responder na esfera criminal pelos crimes de maus-tratos, caça e uso de espécies da fauna silvestre, sem permissão ou licença dos órgãos competentes. A pena pode chegar a um ano de detenção mais multas.

Como as aves apresentavam sinais de que tinham sido capturadas recentemente, todas foram devolvidas à natureza.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »