AtaNews Publicidade 728x90
16/02/2024 às 15h11min - Atualizada em 17/02/2024 às 23h30min

Parceria entre Estado e Prefeitura de SP viabiliza moradia para famílias de Heliópolis

Segunda maior comunidade da América Latina recebe mais uma etapa de empreendimento financiado pela CDHU

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/parceria-entre-estado-e-prefeitura-de-sp-viabiliza-moradia-para-familias-de-heliopolis/
Parceria entre Estado e Prefeitura de SP viabiliza moradia para famílias Heliópolis

A parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo para ampliar políticas públicas de habitação na capital cumpriu mais uma etapa bem-sucedida nesta sexta-feira (16). O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes entregaram mais 240 moradias de interesse social do Conjunto Habitacional Sacomã I na comunidade de Heliópolis – a segunda maior da América Latina –, zona sul da capital paulista.

“É mais uma entrega importante de 240 apartamentos e dando ordem de início para mais 120 neste conjunto. A gente fecha fevereiro com números interessantes, com 22,3 mil unidades entregues e 106 mil em construção em um programa habitacional bastante extenso em todo o estado. Estamos preparando a contratação de mais 100 mil moradias e uma licitação em andamento para construção industrializada de 15 mil, aproveitando a experiência bem-sucedida de São Sebastião”, afirmou Tarcísio.

A cerimônia também foi acompanhada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, dirigentes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), autoridades estaduais e municipais, deputados, vereadores e as famílias beneficiadas com moradia digna.

Por meio da parceria entre o Estado e a administração municipal, a CDHU – estatal vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – investiu R$ 216,2 milhões (em valores atualizados) em repasses à Prefeitura de São Paulo para a construção dos empreendimentos Sacomã I. O convênio também inclui 200 unidades do condomínio Sacomã H, já entregues em 2014.

O conjunto habitacional foi projetado por Ruy Ohtake, um dos mais influentes arquitetos brasileiros, e apresenta um novo conceito de moradia popular com mais conforto entre os ambientes. A infraestrutura traz paisagismo, área de lazer coberta e descoberta, academia para a terceira idade, playground e unidades térreas adaptadas para pessoas com deficiência.

Ao todo, o empreendimento Sacomã I é composto por cinco condomínios com oito prédios cada, totalizando 1,2 mil apartamentos. Além das 240 famílias atendidas nesta sexta, outras 840 já receberam moradias no local e 120 aguardam a conclusão dos imóveis. Cada prédio tem oito andares com apartamentos de 49,29 m², dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O projeto favorece a ventilação nos espaços internos – o que atenua a sensação térmica em relação ao ambiente externo – e também permite o uso compartilhado das áreas comuns entre os prédios. A concepção do projeto foi inteiramente planejada para melhorar a qualidade de vida das famílias que foram removidas de áreas de risco ou locais de obras em Heliópolis.

Os novos moradores assinaram contrato de financiamento habitacional com a CDHU, que prevê juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo índice oficial de inflação. As parcelas não podem ultrapassar 20% dos rendimentos mensais das famílias.

“O Governo do Estado tem hoje mais de 25 mil unidades habitacionais em obras na cidade de São Paulo graças à parceria com a prefeitura. Em todo o estado, temos mais de 106 mil moradias em obras, é um esforço gigantesco para fazer o maior programa habitacional de todos os tempos”, afirmou o secretário Marcelo Branco.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Parceria entre Estado e Prefeitura de SP viabiliza moradia para famílias de Heliópolis apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »