AtaNews Publicidade 728x90
10/02/2024 às 18h41min - Atualizada em 10/02/2024 às 18h41min

Operação Verão: PM reforça policiamento na Baixada Santista durante o carnaval

Ação faz parte do planejamento estratégico das forças de segurança para combater o crime e proteger os turistas

sspsp
O policiamento em todo litoral paulista foi reforçado para garantir a segurança dos foliões que vão aproveitar o Carnaval nas cidades litorâneas. A ação faz parte do planejamento estratégico das Polícias Militar e Civil e já estava previsto dentro do cronograma da Operação Verão, iniciada no fim do ano passado.

Dessa vez, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), haverá um incremento de agentes de segurança na Baixada Santista. Cerca de 400 PMs e 150 policiais civis foram deslocados para a região. 

“Para as pessoas que vão aproveitar o carnaval na praia, o que eu posso garantir é que nós aumentamos demasiadamente o efetivo policial para proteger a população e combater o crime ao mesmo”, disse o secretário da pasta, Guilherme Derrite.

O aumento no efetivo que vai atuar nas cidades foi anunciado na quarta-feira (7) e faz parte das ações de enfrentamento ao crime organizado, após a morte de dois policiais militares em Santos. 

“Esse é o grande desafio da segurança pública”, explicou o secretário. “Nós estamos fazendo de tudo para enfrentar o crime organizado de maneira inteligente com uma atuação estratégica.”

Desde então, a SSP transferiu o gabinete temporariamente para a sede do Comando do Policiamento do Interior, em Santos.

“É muito importante a nossa presença aqui para que as equipes que estão vindo em reforço tenham um direcionamento pré determinado nas missões delas”, afirmou Derrite, durante coletiva realizada nesta semana para anunciar as medidas.

O planejamento das equipes que vão atuar no patrulhamento durante o Carnaval já havia sido definido anteriormente para a Operação Verão. Agora, com o gabinete em Santos, as estratégias seguem para direcionar as tropas que se deslocaram de outras regiões para a Baixada Santista para fazer o reforço na segurança. 

A presença da cúpula da Segurança Pública na região é para auxiliar nas demais ações, “estipulando qual a missão de cada tropa”, pontuou o secretário. “Além de combater o crime, nosso foco também é garantir a segurança da população que mora no litoral.”

Operação Verão 

A primeira fase da Operação Verão teve início em dezembro, com o empenho de mais de 3,1 mil policiais no atendimento de 16 municípios do litoral paulista. A segunda fase, com foco no Carnaval, começou em 5 de fevereiro e se estenderá até o dia 23. 

Desde então, segundo a Polícia Militar, 552 pessoas foram presas. Houve a localização de 49 veículos e a apreensão de 55 armas ilegais. Pouco mais de cem quilos de entorpecentes foram retirados das ruas. 

Ainda conforme a SSP, ao fim da Operação Verão, cerca de 300 policiais militares permanecerão na Baixada Santista. Eles serão fixados na região para aumentar o efetivo que atua no litoral. 

Companhia de patrulhamento Náutico

Os policiais em terra vão contar também com o apoio de agentes patrulhando os canais de Santos nas missões no litoral com uso de barcos e lanchas. 

Conforme a PM, a Companhia de Patrulhamento Náutico, criada em 2024, estava sendo preparada desde o ano passado, com treinamento específico dos policiais. 

“O objetivo é tirar a capacidade do criminoso de fazer o transporte de drogas nessa região, de levar o entorpecente de Santos para o Guarujá, por exemplo, e, principalmente, evitar o tráfico através do içamento, que é uma prática comum aqui na região”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »