AtaNews Publicidade 728x90
10/02/2024 às 09h31min - Atualizada em 10/02/2024 às 09h31min

Polícia Militar oferece atendimento bilíngue 24h para turistas

Estrangeiros que precisarem de atendimento podem ligar no 911 ou no 112, mesmo números usados no serviço de emergência norte-americano e da União Europeia; a ligação é convertida e direcionada ao Copom

Wellington Nascimento
sspsp
O Carnaval é uma das festividades mais aguardadas pelos brasileiros, e um dos períodos que mais atrai turistas ao país. Para dar maior suporte aos foliões estrangeiros durante o evento em São Paulo, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) possui um serviço de atendimento bilíngue durante 24 horas, com orientações feitas em inglês ou espanhol. 

“Os atendes bilíngues são muito importantes porque aumentam o espectro de segurança e acessibilidade aos visitantes que vêm conhecer a cidade nesta época do ano”, ressalta o coronel Lucena, comandante do Copom.

O atendimento é realizado por policiais e atendentes civis fluentes em inglês e espanhol que passam por testes para avaliar a proficiência na língua estrangeira.

O turista que precisar de atendimento pode ligar em dois números. Se discar para o 911, mesmo telefone do serviço de emergência norte-americano, o estrangeiro consegue falar com um atendente em inglês. Já no 112, mesmo número usado pela União Europeia para acionar a polícia, o atendimento é em espanhol. A lógica de manter os mesmos contatos estrangeiros de urgência é facilitar o atendimento ao turista, que já tem estes telefones decorados. 

“Estes números, quando discados, caem aqui no Brasil. O sistema já converte a ligação e transfere direto para o Copom. Ou seja, eles não precisam descobrir qual é o número de emergência daqui “, explica o sargento Veiga, coordenador de atendimento a estrangeiros. 

Há quase 10 anos no Copom, o sargento conta que já ajudou diversos estrangeiros. Entre as ocorrências que mais o marcaram, se destaca o resgate de pessoas mantidas em situação análoga à escravidão, em 2017.  “Um boliviano ligou aqui informando que tinha um pessoal mantido em cárcere no Pari, na região central de São Paulo. Fizemos o cadastro da ocorrência, e os policiais foram até o local. Lá, encontraram 22 pessoas mantidas em condições análogas à escravidão e as libertaram”, relata. 

O serviço fica disponível durante todo o ano, de forma ininterrupta. 

*Carnaval de São Paulo*

Neste ano, a PM está mobilizando 15 mil policiais e 6 mil viaturas em todo o Estado para prevenir crimes e garantir a segurança dos foliões. O efetivo começou a ser reforçado no último sábado (3) e vai até o período de pós-carnaval, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

O atendimento nas delegacias de plantão também foi ampliado no período para dar suporte e acolhimento às vítimas de violência doméstica e crimes sexuais. Durante os blocos, também foram montadas tendas para acolhimento de vítimas de crimes sexuais, que serão atendidas por policiais militares mulheres.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »