AtaNews Publicidade 728x90
08/02/2024 às 15h57min - Atualizada em 10/02/2024 às 08h26min

Projeto leva gratuitamente a população a caminhar por trilhas de cinco Parques Naturais Municipais de SP

Adeptos da prática terão a oportunidade de participar de trilhas monitoradas pelos parques naturais Itaim, Jaceguava, Varginha, Bororé e Fazenda do Carmo. Interessados, que podem fazer inscrições pelo site, terão transporte ida e volta grátis, além de ganhar camiseta, lanche e água

Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação
divulgação
Fazer uma caminhada revigorante por trilhas com de cerca de 1 km, tendo oportunidade de conhecer e explorar a flora e a fauna de cinco paraísos escondidos na capital paulista, os chamados Parques Naturais Municipais (PNMs). E, para completar, tudo isso de forma gratuita e com transporte de ida e volta de estações de metrô até os locais dos passeios.

Em síntese, esta é a proposta do projeto Vamos Trilhar, que desde o mês de janeiro oferece aos apaixonados por trilhas e à população de maneira geral, visitas guiadas por dentro destas Unidades de Conservação de proteção integral.

Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte (SEME), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), com realização da organização Associação Mundo Melhor, serão realizados, durante todos os fins de semana e feriados de 2024, trilhas pelos seguintes Parques Naturais Municipais: Itaim, Jaceguava, Varginha e Bororé (na zona sul) e Fazenda do Carmo (zona leste).

O objetivo do projeto é apresentar à população novas opções de lazer e ao, mesmo tempo, promover a interação com os mais recentes projetos de preservação e manejo do meio ambiente. O Vamos Trilhar também é uma ótima chance para se admirar a beleza das florestas tropicais, por meio de trilhas demarcadas e monitoradas, acompanhados de guias, monitores e equipe de manejo, além de ser uma oportunidade para a prática de atividades físicas.

Gratuidade - Para participar das trilhas, o público deverá realizar um agendamento gratuito no site minhasinscricoes.com.br/Evento/VamosTrilhar, além de preencher o questionário disponível, por conta de os PNM serem territórios de conservação ambiental. No momento da chegada aos parques, serão entregues kits com camiseta, água e lanche. Vale ressaltar que o projeto oferecerá transporte gratuito até o local do passeio, partindo de pontos de encontro estratégicos e de fácil localização na capital paulista: as estações Santo Amaro e Artur Alvim, do Metrô. Para cada passeio serão disponibilizadas 44 vagas, divididas em dois grupos de 22 participantes.
 
Todas as trilhas serão guiadas por profissionais com amplos conhecimentos dos territórios, além das faunas e floras características de cada PNM. As trilhas são de nível fácil, o que torna o programa uma opção de passeio especial para toda a família.

A seguir informações sobre os Parques Naturais Municipais e as trilhas.

PNM Varginha - O Parque abriga uma grande diversidade de espécies da fauna e flora, distribuídas pelos 419 hectares, e inserido nos limites da Área de Proteção Ambiental – APA Bororé-Colônia, Unidade de Conservação de Uso Sustentável. É constituído por remanescentes de Mata Atlântica, matas ciliares e reflorestamento, bem como nascentes de cursos d´água que desaguam na Represa Billings. Dentre os seus animais símbolo está o sapinho-das-neblinas.
Extensão da Trilha – 1.800 m

PNM Bororé
Abrangendo uma área de aproximadamente 190 hectares, o parque abriga remanescentes florestais da Mata Atlântica às margens da Represa Billings, preservando uma ampla diversidade da fauna e flora. Localizado a 30 km de distância do centro da cidade de São Paulo, o PNM Bororé é um dos quatro parques inseridos na APA Bororé-Colônia, geridos pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Dentre os animais encontrados no parque, estão o veado-catingueiro, o sapo-martelo, o bugio-ruivo e o gavião caramujeiro.
Extensão da Trilha – 1.300 m

PNM Itaim
Foi criado pelo Decreto Municipal nº 53227/2012, como parte das compensações ambientais do trecho sul do Rodoanel Mario Covas. Possui mais de 470 hectares de extensão, o equivalente a mais de 3 áreas do Parque Ibirapuera, com nascentes, trilhas e muita biodiversidade. Está localizado na Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia e na Bacia Hidrográfica da Represa do Guarapiranga. Seu animal símbolo é o surucuá-variado.
Extensão da Trilha – 700 m

PNM Jaceguava – Assim como o PNM Itaim, o PNM Jaceguava também foi criado pelo Decreto Municipal nº 53227/2012, como parte das compensações ambientais do trecho sul do Rodoanel Mario Covas. Possui área aproximada de 420 hectares de extensão, com cursos d’água, trilhas e muita biodiversidade. Em seu território pode-se encontrar dois biomas: Cerrado e Mata Atlântica, estando próximo a bacia Hidrográfica da represa Guarapiranga. Seu animal símbolo é o bugio.
Extensão da Trilha – 500 m (Trilha do Cambará) e 2.000 m (Trilha do Saci)

PNM Fazenda do Carmo - Fruto de mobilizações sociais, o PNM Fazenda do Carmo foi criado em 2003 (Decreto Municipal, nº 43.329/2003) com área de aproximadamente 395 hectares. Em 2008, por meio do Decreto Municipal nº 50.201/2008, sua área foi ampliada para 449 hectares (o equivalente a 449 campos de futebol) e teve seu nome alterado para Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, a fim de diferenciá-lo do vizinho e importante Parque Urbano já existente, Parque do Carmo - Olavo Egydio Setúbal.

Trata-se de uma Unidade de Conservação de proteção integral, localizada na Zona leste de São Paulo, inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo. É constituído por remanescentes de Mata Atlântica e abriga uma grande variedade de espécies da fauna e flora, bem como nascentes de cursos d’água. Dentre seus animais símbolo estão o tucano-de-bico-verde, o sagui-de-tufo-branco e o caxinguelê.
Extensão da Trilha – 1.800 m (Trilha da Preguiça), 1.200 m (Trilha da Abelha-jataí)

SERVIÇO
VAMOS TRILHAR
Inscrições: minhasinscricoes.com.br/Evento/VamosTrilhar
Pontos de Encontro: Estação Santo Amaro (PNM’s da Zona Sul) e Estação Artur Alvim (PNM da Zona Leste)
Grátis. *Na chegada ao parque serão distribuídos kits com camiseta, água e lanche. Os passeios estão sujeitos às condições climáticas.

HORÁRIOS E SAÍDAS
Parque Fazenda do Carmo (Trilha da Preguiça, Trilha do Urubu)
Saída do Metrô Artur Alvim às 8h / Chegada ao Parque às 9h
Tempo de permanência no parque das 9h às 11h
Saída do parque às 11h / Chegada de retorno no Metrô Artur Alvim às 12h

Parque Itaim (Trilha do Tatu, Trilha Bosque do Silêncio)
Saída do Metrô Santo Amaro às 8h / Chegada ao Parque às 9h
Tempo de permanência no parque das 9h às 11h
Saída do parque às 11h / Chegada de retorno no Metrô Santo Amaro às 12h

Parque Jaceguava (Trilha do Saci, Trilha do Cambará)
Saída do Metrô Santo Amaro às 8h / Chegada ao Parque às 9h
Tempo de permanência no parque das 9h às 11h
Saída do parque às 11h / Chegada de retorno no Metrô Santo Amaro às 12h

Parque Varginha (Trilha do Içá, Trilha das Araucárias)
Saída do Metrô Santo Amaro às 8h / Chegada ao Parque às 9h
Tempo de permanência no parque das 9h às 11h
Saída do parque às 11h / Chegada de retorno no Metrô Santo Amaro às 12h

Parque Bororé (Trilha do Aventureiro, Trilha do Lago, Trilha do Gavião Caramujeiro)
Saída do Metrô Santo Amaro às 8h / Chegada no Parque às 9h
Tempo de permanência no parque das 9h às 11h
Saída do parque às 11h /Chegada de retorno no Metrô Santo Amaro às 12h.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »