09/02/2024 às 20h32min - Atualizada em 09/02/2024 às 20h32min

Mercado de aplicativos móveis continua crescendo no Brasil

De acordo com um relatório desenvolvido pela startup Rocket Lab, o Brasil ocupa atualmente a quarta posição entre os países que mais realizam downloads de aplicativos móveis, atrás somente de Índia, China e Estados Unidos. Segundo dados levantados pelo documento, em 2022 foram mais de 10 bilhões de downloads feitos pelos usuários brasileiros.

Foto: Divulgação
Por outro lado, em relação ao volume de gastos associados aos aplicativos para celular, o Brasil perde algumas posições, sendo ultrapassado por países como Japão, Reino Unido, Alemanha e Coreia do Sul. Para a Rocket Lab, os números evidenciam que esse é um mercado com grande potencial de crescimento no Brasil para os próximos anos, desde que sejam feitos certos ajustes na padronização e no avanço dos serviços móveis

Quais categorias de aplicativo são as mais populares?
 
Entre os bilhões de downloads de aplicativos realizados pelos brasileiros em seus dispositivos móveis, confira abaixo quais categorias são as mais procuradas.
 
Redes sociais
Os aplicativos mais populares entre os usuários brasileiros são as redes sociais, incluindo Instagram, TikTok, Twitter e Youtube. Ainda nessa categoria, mas com foco na troca de mensagens de texto e áudio instantâneas, ferramentas como WhatsApp e Telegram também são destaque na preferência do público.
 
Jogos e apostas online
Os aplicativos de jogos e apostas também estão entre os mais buscados do país. Entre eles, um dos destaques são os aplicativos de cassino online com jogos de caça-níqueis e crash, os quais possibilitam que os usuários realizem suas apostas na hora que quiserem e onde quer que estejam.
 
Finanças e organização pessoal
Uma grande parcela dos brasileiros têm optado por administrar as finanças através de seus smartphones, o que explica o número elevado no download de aplicativos bancários e também de ferramentas que ajudam no controle financeiro. Entre os recursos disponibilizados por esses aplicativos, estão a possibilidade de anotar os gastos mensais, pesquisar opções de investimento e obter dicas de como economizar no dia a dia.
 
Desafios e oportunidades da expansão móvel
 
Segundo dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de celulares ativos no país já ultrapassa 242 milhões de aparelhos, enquanto a população aproximada é de 214 milhões de pessoas.
Com uma média superior a de um smartphone por habitante, o principal desafio das marcas com a expansão móvel é aprimorar os métodos atuais de monetização, e assim aproveitar melhor o imenso potencial que esse mercado é capaz de oferecer.
Já entre as oportunidades mais lucrativas para explorar o grande alcance dos smartphones no mercado brasileiro, estão:
 
⁃              Compras in-app (IAP) - Método que corresponde à venda de produtos, serviços físicos ou virtuais através de aplicativos móveis;
⁃              Anúncios - Adquirir direitos de publicidade para exibir seus produtos e serviços por meio de banners e vídeos dentro dos aplicativos;
⁃              Assinaturas - Disponibilizar o aplicativo gratuitamente, mas cobrar uma assinatura mensal ou anual para o usuário ter acesso a recursos e conteúdos especiais na aplicação;
⁃              Estratégia híbrida - Combinar duas ou mais entre as oportunidades citadas, com o objetivo de ampliar as receitar da marca.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »