AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2024 às 09h06min - Atualizada em 06/02/2024 às 09h06min

TJSP e Correios lançam selo postal e carimbo em comemoração aos 150 anos do Judiciário paulista

Solenidade realizada no Gabinete da Presidência.

Comunicação Social TJSP – RD
Em mais uma ação comemorativa de seu sesquicentenário, o Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou, nesta segunda-feira (5), selo personalizado e carimbo alusivos aos 150 anos do Judiciário paulista. A celebração foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, com a colaboração do superintendente estadual dos Correios na Região Metropolitana de São Paulo, Renato Aparecido Rosa, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e funcionários das duas instituições.
As artes comemorativas combinam a marca especial do sesquicentenário, o logotipo do TJSP e a data de fundação – 3 de fevereiro de 1874. Para o superintendente Renato Aparecido Rosa, a cooperação entre as duas instituições vai além da simbologia trazida pelo novo selo e carimbo. “Os Correios comemoraram 360 anos em 2023 e, neste ano, o Tribunal completa 150. Para a sociedade brasileira, isso é um orgulho muito grande, pois essas instituições representam a democracia do nosso país, e o Tribunal de São Paulo é um bastião da nossa Constituição”, afirmou.
O presidente Fernando Antonio Torres Garcia relembrou outros selos especiais lançados por TJSP e Correios – em 2013, no aniversário de 80 anos da primeira inauguração do Palácio da Justiça, e em 2016, em alusão aos 10 anos da Lei Maria da Penha – e celebrou a parceria em mais uma data marcante para a Justiça, em continuação às festividades iniciadas na sexta-feira (2), com a posse solene do CSM e da diretora da Escola Paulista Magistratura (EPM), que seguiram no sábado (3), com cerimônia inter-religiosa na Catedral da Sé e apresentação musical no Salão dos Passos Perdidos. 
“Hoje, complementamos as festividades com essa magnífica concessão feita pelos Correios, eternizando esses 150 anos de história dedicados ao povo de São Paulo, algo que o Tribunal de Justiça sempre perseguiu e continuará perseguindo, no mínimo, pelos próximos 150 anos. Ter a parceria dos Correios nessa história nos dá muita honra”, declarou o magistrado.
O presidente do TJSP foi o primeiro a participar do rito de obliteração, que consiste no ato de eternizar o selo com o carimbo comemorativo, tornando-o simbolicamente lançado. Também participaram do rito os outros integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal), e o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »