AtaNews Publicidade 728x90
05/02/2024 às 14h04min - Atualizada em 05/02/2024 às 14h04min

Bloco do Gordinho tem ações sociais e inclusão

Neste ano será dada uma atenção especial às crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que forem participar do bloco

Assessoria de imprensa, Aline Galciano
Neste ano serão realizadas três oficinas de máscaras nos bairros (Fotos: Bloco do Gordinho/Arquivo)

Em sua 9ª edição em 2024, o Bloco do Gordinho amplia seu cronograma de ações sociais e de inclusão. Neste ano, será dada uma atenção especial às crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que forem participar do bloco junto com suas famílias. O evento faz parte da programação da Foliata.

As atividades sociais terão início na próxima segunda-feira (5), com a realização de oficinas de fantasias e adereços, com a atriz e educadora Josy Martins, do Pimenta Cultural.

Essa ação será no período da tarde, em três locais: às 14h na Estação Cidadania, no bairro Atlântico; às 16h na Emeb Professor José Machado Neto, no bairro São José; e às 18h na Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes), no bairro Primavera.  

Segundo a idealizadora do Bloco do Gordinho, a atriz e produtora Paula Liberati, essas oficinas tiveram início há alguns anos, especificamente com a Arca, porque ela percebeu que as crianças da associação iam para o bloco de uniformes, mas sem fantasias. "Então, resolvemos criar as oficinas de máscaras para que essas crianças já pudessem se divertir ainda mais no carnaval", explicou.

Neste ano, as ações se ampliaram, por meio da parceria com a Secretaria de Cultura de Araçatuba, e serão em três bairros diferentes. "O objetivo é ocupar as ruas da cidade com muita alegria, cores e fantasias, integrando a população, seja do Centro ou dos bairros", disse.

Inclusão

Outra novidade de 2024 é um olhar especial para a inclusão de crianças com TEA. No ano passado, segundo Paula, algumas crianças autistas e cadeirantes participaram do bloco com suas famílias, o que foi uma grande alegria. Por isso, ela começou a pensar em uma maneira de incluir esses foliões nas festas, com segurança.

Assim, foi firmada uma parceria com a AMA (Associação de Amigos do Autista). Durante a programação do bloco, no sábado, uma enfermeira da entidade estará no evento para dar suporte a essas crianças.

Também foi firmada parceria com a Clínica Integra, de Araçatuba, que estará no evento com seus profissionais para ampliar essa rede de apoio às famílias atípicas. A clínica trabalha com a terapia ABA, uma abordagem especial com várias especialidades para crianças autistas.

"Participar do Bloco do Gordinho vai ao encontro dos propósitos que temos como missão. Queremos somar, desmistificando a imagem que se têm dos autistas, de que eles não podem estar no meio de outras pessoas por causa de suas necessidades. Sim, alguns apresentam dificuldades sensoriais, sonoras e até mesmo visuais. Mas, se trabalharmos junto a eles com uma previsibilidade, estratégias, um distanciamento suficiente do som, conseguiremos que todos participem", afirma Viviane Donata de Carvalho Melo, gestora da Clínica Integra.

Para Viviane, o Carnaval é um evento social onde se pode contribuir para a inclusão das pessoas, classes e diversidades. "Lugar de autista é em todo lugar, inclusive no Carnaval", reforça.

Todas essas ações são gratuitas.

Camisetas

Pela primeira vez, o Bloco do Gordinho terá camisetas próprias. A parceria foi firmada com a marca Vaca Lôca, que confeccionará as peças sob encomenda. As compras devem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (11) 94333 5151. A entrega é em dois dias úteis. Parte do lucro com as vendas das camisetas será revertido para a AMA.

PROGRAME-SE!

SÁBADO, DIA 10

15h – Concentração na Praça João Pessoa, no Centro

Brincadeiras de aquecimento com recreadores e monitores, pintura facial infantil, brinquedos como cama elástica, distribuição de bexigas, confetes, algodão-doce e pipoca;

Show de palhaços com a Cia Pano de Chão, da Casa do Teatro

16h – Saída do Bloco do Gordinho em direção à Praça Olímpica

17h – Show infantil com a banda Plim Plim

 

Redes sociais:

@blocodogordinhoficial

@paulaliberati


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »