AtaNews Publicidade 728x90
26/01/2024 às 12h41min - Atualizada em 26/01/2024 às 17h07min

Mais da metade das quedas de idosos ocorrem em casa, saiba como preveni-las

70% dos idosos sofrem acidentes domésticos envolvendo quedas, especialista cita os cuidados necessários e mudanças básicas para garantir a segurança dentro de casa

Nayara Campos
Assessoria
Imagem de Freepik

Chegada a terceira idade, o cuidado por parte dos familiares e cuidadores são fundamentais para garantir a saúde e a qualidade de vida dos idosos, o que inclui a atenção ao ambiente doméstico para prevenir quedas. Isto porque, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos acidentes envolvendo a queda de pessoas com mais de 65 anos ocorrem em casa, 30% delas caem ao menos uma vez por ano e aproximadamente 25% precisam ser hospitalizadas.

Por mais que a queda possa não provocar a morte da pessoa idosa, a fragilidade física, natural pelo avanço da idade, torna o acidente perigoso pelos riscos potenciais de fraturas, cortes e internações. Como em um efeito cascata, os ocorridos podem gerar complicações que, além da saúde física, impactam também a saúde mental, como a depressão gerada pela diminuição da independência do idoso diante das necessidades de cuidados específicos para sua recuperação.

 

Acidente ou problema relacionado à saúde?

Segundo Kaened Ferreira, enfermeira e instrutora do curso de cuidador de idosos do Instituto Embelleze, em um primeiro momento, as quedas podem sim sinalizar a necessidade de mudanças no ambiente doméstico como medida de proteção, mas é preciso investigar a possibilidade de problemas relacionados à saúde, principalmente em caso de quedas recorrentes.

“Dificuldades ligadas às funções motoras e à visão, por exemplo, tendem a dificultar a movimentação na terceira idade. A fragilidade da musculatura, para além dos efeitos do envelhecimento, pode ser intensificada em casos de sedentarismo, o que aumenta ainda mais as chances de quedas provocadas por problemas de saúde”, destaca Ferreira.

Nestes casos, a enfermeira ressalta a importância de um olhar atento dos familiares ou cuidadores dos idosos, a fim de conseguir identificar a necessidade de acompanhamento médico para tratar e amenizar os problemas diretamente ligados à saúde.

 

Cuidados para prevenção das quedas

Com a mobilidade reduzida e a fragilização natural do corpo, mudanças no estilo de vida e modificações nos ambientes domésticos são ações práticas para prevenir as quedas, tornando o lar um local mais seguro para a vivência dos idosos. “A grande preocupação de familiares e cuidadores deve ser construir um ambiente que atenda às necessidades e limitações da pessoa idosa, considerando adaptações estruturais, como a instalação de corrimãos no banheiro, por exemplo, e físicas, incentivando a atividade física supervisionada”, afirma Ferreira.

Confira os cuidados estratégicos apontados pela enfermeira: 

 
  • Manter os ambientes bem iluminados.
  • Proteger bordas de móveis que sejam pontiagudas.
  • Optar por pisos antiderrapantes, principalmente em banheiros e áreas que tendem a ficar molhadas com frequência.
  • Instalar corrimãos para facilitar a locomoção, sobretudo em corredores, próximo à cama e nos banheiros.
  • Evitar fios expostos, tapetes, objetos e degraus que obstruem o caminho.
  • Investir em calçados presos aos pés e com solas antiderrapantes.
  • Manter os acompanhamentos médicos em dia, bem como a ingestão de medicamentos receitados para o idoso.
  • Incentivar a prática de atividade física supervisionada, principalmente para fortalecer a musculatura.

Sobre o Instituto Embelleze

Considerada a maior rede de escolas profissionalizantes na área da beleza da América Latina, o Instituto Embelleze foi fundado em 1998 para qualificar e certificar profissionais que buscam extrair o melhor do mundo da beleza e inspirar as pessoas ao seu redor. Desde então, a marca já formou mais de 2 milhões de profissionais e tem mais de 150 mil alunos inscritos em cursos de suas unidades, que estão presentes em 99% dos estados brasileiros e não param de crescer.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »