AtaNews Publicidade 728x90
23/01/2024 às 12h41min - Atualizada em 23/01/2024 às 12h41min

Pesquisadores descobrem uma enorme reserva de água congelada em Marte

Se esse gelo derretesse, cobriria todo o Planeta Vermelho com uma camada de água de 1,5 a 2,7 metros de profundidade

History
PLANETARY SCIENCE INSTITUTE/SMITHSONIAN INSTITUTION/DIVULGAÇÃO, VIA ESA
Ao estudar a Formação Medusae Fossae (MFF), na região do equador de Marte, por mais de 15 anos, a sonda Mars Express revelou a presença de misteriosos depósitos com profundidades de até 2,5 km. Embora as observações iniciais não tenham fornecido informações precisas sobre a composição desses depósitos, uma nova pesquisa pode ter solucionado a questão. Segundo os pesquisadores, o local abrigaria uma enorme reserva de água congelada. 

Recurso precioso
A MFF é composta por formações que medem centenas de quilômetros de diâmetro e vários quilômetros de altura. Os cientistas inicialmente acreditavam que a região consistisse em gigantescas acumulações de poeira, cinzas vulcânicas ou sedimentos arrastados pelo vento. Mas, novos dados do radar MARSIS da Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), indicam que é mais provável que o local contenha grandes quantidades de água em depósitos de até 3,7 km de espessura. 

Imagem: ESA/Divulgação
“É emocionante que os sinais de radar correspondam ao que esperaríamos ver nas camadas de gelo e são semelhantes aos sinais que vemos nas calotas polares de Marte, que sabemos serem muito ricas em gelo”, afirmou Thomas Watters, líder do estudo e pesquisador do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos. Os dados sugerem que, se o gelo contido na MFF derretesse, cobriria todo o planeta com uma camada de água de 1,5 a 2,7 metros de profundidade. 

Se for confirmado que os depósitos massivos na MFF são gelo de água, isso mudaria o que se sabe a respeito da história climática do planeta. A presença de água antiga também seria um recurso precioso para futuras explorações, seja por missões robóticas ou humanas. Pesquisas futuras poderiam fornecer informações valiosas sobre a formação desses depósitos de gelo e as condições climáticas de Marte no passado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »