AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2024 às 07h03min - Atualizada em 22/01/2024 às 22h33min

Jundiaí apresenta aumento no número de resíduos descartados em dezembro

Sanitaristas explicam como a população deve ser aliada para não haver prejuízo para a cidade e para o meio ambiente

Alicia Batista
Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Jundiaí

A cidade de Jundiaí possui estrutura para coleta orgânica e de recicláveis. Imagem: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Jundiaí

Só em 2023, foram coletadas mais de 127 mil toneladas de resíduos no município de Jundiaí e esse número teve um aumento de 25% apenas no período final do ano. Esse crescimento aconteceu “principalmente na semana após o Natal, quando as pessoas costumam passar a data em casa junto aos familiares” explica a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Limpeza Pública.  

Esse número está acima da produção de resíduos esperada dentro das cidades brasileiras, que é de 20%. As engenheiras ambientais e sanitaristas Stefanie Amaral e Pamela Neto, da consultoria ambiental EuPreservo, explicam que esse aumento, apesar de previsto, pode se tornar um problema para o município e para o meio ambiente. 

Para reduzir o impacto na produção de resíduos, as especialistas apontam a conscientização como principal aliada para o controle deste cenário. “O passo inicial para uma mudança é o equilíbrio entre consumir de forma consciente e descartar os resíduos corretamente”, comentam.

 

Como minimizar o impacto?

Existem formas práticas de auxiliar no descarte de diferentes tipos de resíduos e minimizar a sua produção. A UGISP menciona que a população “vem demonstrando, ano após ano, mais preocupação com tudo o que envolve a separação, coleta e destinação correta dos resíduos.”, o que, segundo as especialistas, deve ser constantemente reforçado.

Stefanie e Pamela listam pontos que podem ser aliados no dia a dia para fortalecer o hábito na hora da destinação dos resíduos.

  1. Separe os resíduos para reciclagem. No caso da cidade de Jundiaí, basta separar o lixo seco do lixo úmido.
  • O lixo úmido é constituído de restos de alimentos, folhas de árvores, lixo de banheiro, papel sujo, entre outros. Deve ser armazenado em sacos plásticos e entregue à coleta convencional.
     
  • O lixo seco é formado por materiais recicláveis (papel, papelão, vidros, plásticos e metais). Os papéis devem ser guardados limpos e secos, enquanto vidros, plásticos e metais devem ser enxaguados de restos de alimentos. O lixo seco deve ser entregue aos caminhões de coleta seletiva.
  1. Antes de adquirir um novo produto, pense se realmente existe a necessidade de compra.
  2. Sempre dê preferência a produtos cujas embalagens sejam recicláveis.
  3. Ao presentear uma pessoa querida, pense também em experiências com valores afetivos, como programar um dia especial no teatro do Sesc Jundiaí; fazer uma visitação monitorada na Serra do Japi, Parque da Cidade, Jardim botânico, entre outros.
  4. Antes de jogar fora um produto que não queira mais, procure doar, consertar ou mesmo trocar com alguém. Pense na reutilização.

O Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) é o local onde é feita a separação e destinação dos itens recicláveis. Imagem: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Jundiaí

No ano de 2023, foram coletadas mais de 127 mil toneladas de resíduos em Jundiaí. A prefeitura aponta que “o Poder Público e a população devem trabalhar em conjunto na construção de uma cidade limpa”. Atualmente todos os bairros da cidade possuem coleta seletiva, com a coleta média de 6 mil toneladas de recicláveis por ano.


A EuPreservo

A EuPreservo é uma empresa de consultoria e educação ambiental, formada pelas  engenheiras ambientais e sanitaristas Stefani Amaral e Pamela Neto, que presta serviços de ESG, consultoria ambiental, consultoria paisagística, atendimento de legislação, entre outros. 

 

Contato:

Alicia Batista - Assessoria de Imprensa e Comunicação
E-mail: [email protected]

 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »