AtaNews Publicidade 728x90
19/01/2024 às 08h56min - Atualizada em 19/01/2024 às 08h56min

Rádio clandestina é fechada após denúncias de interferências na comunicação entre pilotos e aeroporto

Operação ocorreu nesta quinta-feira (18), em Araçatuba (SP). Proprietário vai responder pelo crime de desenvolver clandestinamente atividade de telecomunicações.

G1
Reprodução/TV TEM
Uma rádio clandestina foi fechada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no bairro Ipanema, em Araçatuba (SP). A operação ocorreu com o apoio da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (18).

Segundo a PF, a Anatel recebeu a informação, no domingo (14), de que a comunicação entre pilotos e a torre do aeroporto da cidade estava sofrendo interferências. Durante a investigação, a agência descobriu que o caso estava relacionado à rádio clandestina, que funcionava há aproximadamente quatro meses.

No momento da operação, a rádio estava no ar e era operada remotamente, mas a equipe não localizou o proprietário. Em um dos quartos do imóvel, foram encontrados e apreendidos os equipamentos usados para transmissão.

Segundo a Anatel, foram apreendidos um transmissor que operava em 91,1 MHz, com potência de 135 Watts, em conjunto com uma CPU que continha a programação da emissora, além de mais dois transmissores reserva, não homologados pela Anatel.

O proprietário vai responder pelo crime de desenvolver clandestinamente atividade de telecomunicações, que prevê uma pena de dois a quatro anos de prisão, além da multa de R$ 10 mil. Em relação à Anatel, o proprietário responde a um processo administrativo.

De acordo com o delegado da PF de Araçatuba, Filipe Marques, os riscos da operação da rádio se referem à interferência na comunicação entre o piloto e a torre do aeroporto, além de alterar o funcionamento de um equipamento que auxilia no pouso de aviões em dias de baixa visibilidade.

O g1 questionou a Anatel sobre a investigação. Em nota, a agência informou que após a atividade, os fiscais entraram em contato com o controlador de voo que informou que a interferência cessou após a interrupção dessa emissora.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »