AtaNews Publicidade 728x90
05/01/2024 às 14h02min - Atualizada em 05/01/2024 às 14h02min

Cães abandonados à própria sorte em imóvel vazio são salvos e enviados para abrigo em Jundiaí (SP)

Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP) e do setor de crimes contra o meio ambiente participaram de uma operação de resgate de seis cães abandonados na manhã dessa quinta-feira (4), no bairro Jardim Santa Gertrudes.

G1
Divulgação/Polícia Civil
Segundo o delegado da DIG, Marcel Fehr, ninguém foi encontrado no imóvel. Dois cães adultos e quatro filhotes estavam no local sem comida. Além disso, o ambiente estava em más condições de higiene, com fezes espalhadas pelo chão. Toda a ação foi acompanhada por um veterinário.

Ainda de acordo com o delegado, vizinhos informaram que outros dois cães que viviam no local haviam morrido e foram retirados por moradores.

Os animais resgatados foram resgatados e deixados aos cuidados de representantes do Departamento de Bem-Estar Animal (Debea), de ativistas e de voluntários da cidade.

O proprietário da casa já foi identificado e responderá pelo crime de maus-tratos contra animais, cuja pena é de dois a cinco anos de prisão.

Segundo caso na região

Em Sorocaba (SP), a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal resgatou um cachorro que também estava em situação de maus-tratos em uma casa no Parque das Laranjeiras.

Segundo a prefeitura, um segundo animal foi encontrado morto no local. Ninguém estava no imóvel no momento da chegada das equipes.

Ainda de acordo com a prefeitura, os vizinhos relataram que a tutora dos animais foi embora para outro estado no dia 26 de dezembro e, desde então, alimentavam os animais.

A tutora será autuada por abandono de animal em uma multa de R$ 7 mil, e um boletim de ocorrência será registrado na delegacia da cidade.

Como denunciar

Em caso de animais em situação de maus-tratos ou abandono, o morador deve sempre denunciar. Sorocaba contra com diversos canais de atendimento, como a Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba (24 horas), pelo telefone 156 ou, ainda, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já aos fins de semana e feriados, o morador também pode entrar em contato pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »