AtaNews Publicidade 728x90
05/01/2024 às 13h54min - Atualizada em 05/01/2024 às 13h54min

Nova Inteligência Artificial prevê a morte de uma pessoa com 78% de precisão

O algoritmo analisa dados relacionados à saúde, educação, ocupação, renda, local e quantidade de horas de trabalho para fazer previsões

History
Imagem/Divulgação
Cientistas da Universidade Técnica da Dinamarca desenvolveram uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial que prevê quando uma pessoa irá morrer. O aplicativo, chamado Life2vec, teria uma precisão de 78% de acerto. 

Eventos da vida
Para fazer os cálculos, um amplo conjunto de dados de registro é usado, cobrindo informações sobre vários eventos na vida de uma pessoa, incluindo dados relacionados à saúde, educação, ocupação, renda, local e quantidade de horas de trabalho. Essas categorias são convertidas em códigos específicos, onde cada um representa um evento na vida do indivíduo. Quando o Life2vec inicia a análise desses dados, ele tenta identificar padrões no passado e, com base neles, busca prever eventos futuros.

A equipe escolheu examinar os dados de uma população diversa de seis milhões de dinamarqueses de diferentes idades e gêneros, coletados entre 2008 e 2020. Os pesquisadores focaram especialmente em fazer previsões para pessoas entre 35 e 65 anos, um grupo em que a previsão de mortalidade costuma ser difícil.

Eles usaram o Life2vec para identificar quais indivíduos tinham maior probabilidade de sobreviver pelo menos quatro anos após 1º de janeiro de 2016. Com essa informação, o aplicativo conseguiu prever com grande precisão quem morreria em 2020 em mais de 3/4 dos casos. 

A ferramenta não está disponível para o público em geral ou empresas, e segundo seus desenvolvedores, isso não irá acontecer. “As previsões não são usadas para nada”, afirmou explicou Sune Lehmann, autora principal do estudo e professora da Universidade Técnica da Dinamarca, em entrevista ao New York Post. “O objetivo do life2vec é entender o que é possível – e não possível – prever”, concluiu.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »