AtaNews Publicidade 728x90
05/01/2024 às 13h42min - Atualizada em 05/01/2024 às 13h42min

Quatro caminhões são flagrados pela PRF cometendo crime contra o meio ambiente

Veículos transitavam na BR 232, quando foram autuados por causar poluição acima do limite permitido

PRF
Governo Federal
Divulgação/PRF
A Policia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nesta quinta-feira (04), quatro caminhões cometendo crime contra o meio ambiente, devido ao excesso de poluição. Os casos foram verificados durante fiscalização na BR 232, nos municípios de Salgueiro e Parnamirim, no Sertão de Pernambuco.

No decorrer das abordagens, a equipe realizou a vistoria dos veículos, identificando diversas irregularidades. Destacam-se a luz indicadora de mau funcionamento (LIM) acesa, a presença do diesel S500, que é proibido de ser utilizado nos veículos abordados, e um dos caminhões possuía um desvio irregular no escapamento, para lançar gases antes do tratamento.

Durante a inspeção no tanque de Arla, foi constatada a contaminação do líquido do tanque com minerais, lançando gases oriundos da combustão, que são tóxicos para o meio ambiente e contrariam a normativa do IBAMA.

Arla

O Arla 32 é um reagente de utilização obrigatória desde 2012. Sua função é diminuir a emissão de NOx (óxido de nitrogênio), um gás altamente prejudicial à saúde humana. Este reagente é pulverizado nos gases da descarga do veículo e através de uma reação química, transformando o NOx em vapor de água e nitrogênio, gases inofensivos ao meio ambiente.

A não utilização correta do Arla 32 configura infração de trânsito grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com previsão de retenção do veículo para regularização e multa. Além de infração de trânsito, a não utilização do Arla 32 dentro dos padrões regulamentares configura crime previsto na Lei Ambiental (Lei 9.605/98).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »