AtaNews Publicidade 728x90
22/12/2023 às 14h34min - Atualizada em 22/12/2023 às 19h34min

1.907 jovens da Fundação CASA recebem certificados de cursos da FAT e do Senac

No total, foram expedidos 7.511 certificados ao longo de 2023 pelas instituições

Assessoria Fundação CASA
Fundação FAT
Quase dois mil jovens em medidas socioeducativas nos centros da Fundação CASA do Estado de São Paulo receberam recentemente os certificados dos cursos de educação profissional oferecidos por meio de convênios com a Escola Técnica da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A soma corresponde ao ciclo do quarto trimestre de 2023.



Ao total, ao longo deste ano, o convênio firmado com ambas as instituições e a Fundação CASA capacitou 7.511 jovens, sendo 3.751 certificados pela FAT e 3.760 pelo Senac nos quatro ciclos trimestrais.



Foram 954 certificados expedidos pela FAT, para os jovens em medidas socioeducativas nos centros da capital e grande São Paulo.



Já para os jovens que cumprem medidas socioeducativas nos centros do interior, foram expedidos 953 certificados pelo Senac.



Em 2023, os adolescentes puderam escolher dentre 52 opções de cursos oferecidos pela FAT e 37 opções de cursos oferecidos pelo Senac, envolvendo áreas como administração, recepção, atendimento (farmácias, bancos, lanchonetes), empreendedorismo, logística, técnicas de venda no comércio, rotinas básicas em telemarketing e marketing, preparo de alimentos (pizzas, hamburguers e bebidas não alcoólicas), docinhos de festa, operador de caixa, pequenos reparos, conserto de eletrodomésticos, dentre outras.
De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, os cursos de capacitação são uma forma de permitir aos adolescentes obterem conhecimentos que os ajudem no mercado de trabalho e em seu cotidiano. “Em uma das formaturas do Senac, a mãe de um dos jovens disse que ele iria fazer os docinhos de seu aniversário, com o que aprendeu no curso da Fundação. Essa é uma das muitas histórias de jovens que, com os cursos, levam conhecimentos para a vida”, destacou.



Outra história de sucesso é do jovem André (nome fictício) de 19 anos. Ele cumpriu medida socioeducativa no CASA Juquiá, localizado na capital paulista. Durante o tempo em que ficou na instituição, André fez dois cursos, oferecidos pela FAT, o primeiro de assistente de cobrança e o segundo de atendente de farmácia.



Ele ainda se inscreveu para um terceiro curso, desta vez um técnico na modalidade EAD, também oferecido pela instituição.



Após receber sua desinternação e ir para a medida de Liberdade Assistida (L.A) o jovem continuou seguindo com seus estudos de casa e participando ativamente do grupo do whatsapp do curso.
“Em um dia, apareceu oferta de estágio nesse grupo, para trabalhar na FAT. Eu estava procurando uma oportunidade e decidi me candidatar”, disse.
Ele fez sua inscrição, participou do processo seletivo e foi selecionado para estagiar na instituição. “Fiquei muito feliz e foi justamente pela FAT, onde minha qualificação profissional começou”, explicou.
Agora, André quer continuar seus estudos. “Espero conquistar uma vaga em uma faculdade para cursar Recursos Humanos. Gostei bastante dessa área. Quero evoluir e crescer profissionalmente, tirar minha habilitação, esses são meus planos para o futuro”, concluiu.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »