AtaNews Publicidade 728x90
22/12/2023 às 15h22min - Atualizada em 22/12/2023 às 15h22min

SSP lança Operação Verão Bombeiros para intensificar prevenção de acidentes aquáticos no Estado

Serão empenhados 821 bombeiros e 794 salva-vidas temporários para proteger a população em praias e represas nesta época do ano

sspsp
Nesta sexta-feira (22), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) lançou a Operação Verão Bombeiros para intensificar a prevenção de acidentes aquáticos como afogamentos e resgate de embarcações em praias e represas nesta época do ano. São empenhados 821 bombeiros e 794 salva-vidas temporários para proteger a população em todo o Estado. A Operação Verão foi lançada oficialmente no dia 18, no Guarujá, e possui efetivo de 5,5 mil policiais para aumentar a sensação de segurança da população.

"Ser bombeiro é ser o amigo certo na hora incerta. É acordar às 3h da manhã, ao ouvir o alarme do quartel, mesmo na chuva, para atender às mais diversas ocorrências; eles estarão lá para salvar vidas. Agradeço a todos vocês, por serem heróis da vida real. Muito obrigada por tudo que fazem pela nossa população", agradeceu o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O lançamento da Operação Verão Bombeiros ocorreu no 4° Grupamento de Bombeiros, localizado no Guarapiranga, zona sul de São Paulo. A ação terá duas etapas, sendo a primeira entre os dias 18 de dezembro a 5 de fevereiro de 2024, e a segunda entre os dias 6 a 23 de fevereiro. As atividades serão realizadas em praias no litoral sul e norte, e nas represas Guarapiranga, na capital, e Billings, na Grande São Paulo.

"Permaneçam firmemente na proteção da vida humana e, quando necessário, na recuperação de corpos afogados para trazer um momento de paz para seus familiares. Tenho certeza que farão, assim como no ano passado, um ótimo trabalho. Que tenhamos uma operação de grande sucesso”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jefferson de Mello ao discursar para a tropa. 

Durante o evento, houve a formatura de 40 Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD), que estarão em ação entre dezembro e março do ano que vem. Também houve entregas de medalhas Challenge Coin e de mérito pessoal para alunos que se destacaram durante a formação. No total, serão 794 GVTDs que orientarão e protegerão os banhistas durante o verão.

“Operar no meio aquático não é para qualquer um, exige mais coragem e determinação ainda pois o trabalho é realizado com pouca visibilidade e no ambiente pelo qual o ser humano não foi feito. Estas são as grandes dificuldades”, citou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas.

Para auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros, foram entregues seis equipamentos para uso aquático. O 4º Grupamento recebeu três motos aquáticas e uma embarcação do tipo lancha, enquanto o 8º Grupamento, da região do ABC, recebeu outras duas motos aquáticas. O investimento foi de R$ 344 mil por parte do Estado e de R$ 129,4 mil por emenda parlamentar.

Os bombeiros terão o apoio de 137 viaturas entre Auto-Tanques (AT), Auto-Bombas Salvamento (ABS), Unidades de Resgate (UR) e Unidades de Resgate de Serviço Avançado (URSA).

Ainda para a atividade de Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Polícia Militar (Dejem), serão abertas 3 mil vagas no período da operação para os bombeiros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »