AtaNews Publicidade 728x90
21/12/2023 às 17h08min - Atualizada em 21/12/2023 às 23h22min

Verão: calor intenso pode piorar sintomas das varizes, alerta cirurgiã vascular

De acordo com a especialista, o peso, a dor, as câimbras e a coceira nas áreas afetadas por varizes podem intensificar durante períodos de temperaturas elevadas

Prezz Comunicação
Divulgação/Canva

Com a chegada do verão, muitas pessoas começam a notar uma piora nos sintomas das varizes, que se tornam mais evidentes e incômodas. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), há um aumento de 30% nas queixas relacionadas a esse problema durante os períodos mais quentes do ano.

Segundo a Dra. Cristienne Souza, angiologista e cirurgiã vascular da clínica Venous, as altas temperaturas resultam na dilatação das veias, desacelerando o fluxo sanguíneo do nosso organismo. “Esse processo mais lento gera uma sobrecarga na circulação venosa, retardando a drenagem do sangue de volta ao coração. Além disso, a exposição prolongada ao sol desidrata a pele, comprometendo a sua elasticidade e a eficácia da circulação sanguínea, intensificando os sintomas das varizes”, explica.

O desconforto geralmente se intensifica ao longo do dia, especialmente à tarde, e os pacientes experimentam sensações como edema e inchaço nos membros inferiores, além de peso, ardência e queimação. Então, como aproveitar o sol sem prejudicar a saúde vascular? A resposta envolve medidas simples, mas eficazes. “Além da aplicação regular de protetor solar a cada 3 horas e da hidratação, recomenda-se evitar exposição prolongada ao sol e buscar ambientes mais frescos e com sombra”, compartilha a especialista. 

Permanecer muito tempo na mesma posição também pode prejudicar na circulação sanguínea. “É importante andar e se alongar para estimular a circulação de sangue. Também recomenda-se praticar caminhadas durante as primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas.” Outras recomendações incluem evitar alimentos com muito sal, industrializados ou ultraprocessados, uma vez que favorecem ainda mais a retenção de líquido, completa a angiologista e cirurgiã vascular da clínica Venous.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »