AtaNews Publicidade 728x90
17/11/2023 às 11h54min - Atualizada em 17/11/2023 às 11h54min

Tempestade solar ameaça causar "apocalipse da internet" em 2024, alerta pesquisador

O apagão na rede poderia durar meses e provocar prejuízos incalculáveis em todo o mundo

History
Foto: Divulgação :TEMPESTADE MAGNÉTICA
Peter Becker, professor da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, alerta que uma tempestade solar pode causar um "apocalipse da internet" em breve. Segundo ele, esse apagão digital poderia durar meses, algo que causaria prejuízos incalculáveis em todo o mundo. Por isso, o pesquisador trabalha no desenvolvimento de um sistema de alerta que poderia ajudar a prevenir que o fenômeno cause problemas tão graves.

Infraestrutura prejudicada
Emissões na superfície solar conhecidas como ejeções de massa coronal (CME) oferecem risco para satélites e outros dispositivos. Se uma CME atingir a Terra, pode provocar uma tempestade geomagnética, fenômeno que pode afetar o bom funcionamento de satélites e dispositivos eletrônicos. Um estudo recente apontou que essas ejeções também poderiam prejudicar os cabos submarinos, infraestrutura da qual a internet depende para funcionar. 


No passado, algo parecido aconteceu e prejudicou os primeiros equipamentos de comunicação à distância. O chamado "Evento de Carrington, registrado em 1859, causou interrupções elétricas em todo o mundo, prejudicando o envio de telegramas. Houve relatos de faíscas saindo de máquinas de telégrafo, operadores levando choques e papéis se incinerando. O envio de mensagens se tornou impossível durante o evento.

De acordo com um relatório da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, se um fenômeno como esse voltasse a ocorrer, poderia causar “extensas perturbações sociais e econômicas” devido ao seu impacto nas redes elétricas, comunicações por satélite e sistemas de GPS. Calcula-se que um evento similar causaria prejuízos que poderiam alcançar US$ 2 trilhões.

"A internet simplesmente não foi concebida para lidar com este nível de interferência nas comunicações e, consequentemente, é considerada um tipo de infraestrutura muito 'suave'", Becker já havia afirmado anteriormente. “Portanto, o período de 2024 a 2028 é um momento em que toda a internet poderia ficar desligada por um período de semanas a meses no caso de uma explosão solar realmente extrema”, concluiu.

Para evitar que a internet e outros sistemas de comunicação caiam, Becker e os seus colegas têm trabalhado num sistema de alerta precoce que poderia dar aos cientistas tempo suficiente para se preparar para o problema. “Se tivermos um aviso, cada minuto conta porque você pode colocar os satélites em modo de segurança. Você pode desligar os transformadores da rede, para que eles não fritem”, afirmou o pesquisador.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »