AtaNews Publicidade 728x90
04/11/2023 às 17h05min - Atualizada em 04/11/2023 às 17h05min

NASA começa a testar drone nuclear que irá explorar lua de Saturno

O equipamento está sendo desenvolvido para procurar potenciais sinais de vida em Titã, que é um mundo oceânico

History
Foto: Nasa
A NASA planeja enviar um drone movido a energia nuclear para explorar Titã, uma das luas de Saturno. Batizado de Dragonfly, o equipamento está sendo desenvolvido para procurar potenciais sinais de vida nesse satélite natural (que também é um mundo oceânico). No momento, a agência espacial está testando o veículo para ter certeza de que ele poderá resistir ao ambiente único que irá estudar.

Origens da vida no Sistema Solar
O Dragonfly, que faz parte da única missão da NASA à superfície de outro mundo oceânico, foi projetado para investigar a química complexa que pode fornecer informações sobre as origens da vida em nosso Sistema Solar. O veículo será equipado com câmeras, sensores e coletores de amostras para examinar áreas de Titã conhecidas por conterem materiais orgânicos. Ele irá explorar especialmente as regiões onde esses elementos podem ter entrado em contato com a água líquida sob a superfície gelada da lua no passado.


Nos últimos meses, a NASA tem feito uma série de testes para garantir que o veículo desempenhe suas funções com sucesso. No último, realizado em junho, a equipe montou um modelo de pouso do Dragonfly em meia escala, completo com oito rotores, em um túnel de vento. “Testamos as condições em todo o cenário de voo esperado em uma variedade de velocidades de vento, velocidades de rotor e ângulos de voo para avaliar o desempenho aerodinâmico do veículo”, disse Bernadine Juliano, pesquisadora do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, instituição que está desenvolvendo o projeto.

Segundo os pesquisadores, cada teste oferece uma ideia melhor de como os rotores do Dragonfly funcionarão na atmosfera exótica de Titã. “Com o Dragonfly, estamos transformando a ficção científica em exploração de fato”, disse Ken Hibbard, engenheiro de sistemas do projeto. “A missão está sendo montada peça por peça e estamos entusiasmados com cada passo para enviar esse revolucionário veículo pelos céus e superfície de Titã”, completou.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »