AtaNews Publicidade 728x90
19/10/2023 às 15h26min - Atualizada em 19/10/2023 às 15h26min

Imagem do cão que protegia o inferno é encontrada em tumba de 2 mil anos na Itália

Afresco representa um dos 12 trabalhos de Hércules: quando o herói foi capturar Cérbero, o cachorro de três cabeças

History
SUPERINTENDÊNCIA DE ARQUEOLOGIA, BELAS ARTES E PAISAGEM DA ÁREA METROPOLITANA DE NÁPOLE/MINISTÉRIO DA CULTURA DA ITÁLIA
Durante escavações na cidade de Giugliano, na região italiana da Campania, arqueólogos encontraram uma tumba que permaneceu lacrada por cerca de dois mil anos. Ao explorar uma câmara interna, os pesquisadores se depararam com paredes contendo afrescos que retratam cenas da mitologia antiga. Uma das pinturas representa Cérbero, o cão de três cabeças que guardava as portas do inferno e pertencia a Hades, deus do submundo.


SUPERINTENDÊNCIA DE ARQUEOLOGIA, BELAS ARTES E PAISAGEM DA ÁREA METROPOLITANA DE NÁPOLE/MINISTÉRIO DA CULTURA DA ITÁLIA

Tumba de Cérbero
Devido à imagem do cão, os pesquisadores batizaram o local de "Tumba de Cérbero". Segundo os pesquisadores, a cena ilustrada no afresco retrata o último dos doze trabalhos de Hércules (ou Héracles): a ida do herói ao submundo para capturar Cérbero. Na pintura também aparece Hermes, o deus mensageiro do Olimpo.

As demais pinturas na tumba trazem outras cenas da mitologia grega, incluindo as figuras de dois ictiocentauros (criaturas marinhas que tinham a parte superior do corpo de um humano, a parte inferior de um cavalo e a cauda de um peixe). A dupla é acompanhada por dois erotes alados (seres romanos semelhantes a querubins). Considerados filhos de Afrodite, eles estavam relacionados ao amor e sexo.

No local, também foram encontrados três leitos funerários pintados, um altar com vasos usados em rituais religiosos, além de uma rica coleção de objetos. Segundo a Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem da Área Metropolitana de Nápoles, a descoberta não tem precedentes na região. “A emoção despertada pelo privilégio de tal descoberta é indescritível", afirmou o superintendente Mariano Nuzzo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »