AtaNews Publicidade 728x90
24/07/2023 às 17h36min - Atualizada em 24/07/2023 às 17h36min

Embraer anuncia fábrica de carros voadores no interior de São Paulo

Canal Tech
Divulgação/ Embraer-EVE
A Embraer confirmou que vai construir seus carros voadores elétricos ou eVTOLs (sigla para veículos voadores elétricos com decolagem vertical) na planta de Taubaté, no interior de São Paulo. O anúncio foi feito na última quinta-feira (20), dia da comemoração dos 150 anos de Santos Dumont, patrono da aviação brasileira.

Segundo a Embraer, sua subsidiária Eve Air Mobility, responsável pelo desenvolvimento dessa aeronave urbana, vai transferir todos os trabalhos pertinentes para Taubaté, como testes, reparos e outras atividades — além da fabricação em si.

Carro voador da Embraer terá aptidão urbana, para serviços de curta distância (Imagem: Divulgação/Embraer-EVE)

Esse projeto, aliás, já conta com mais de 20 clientes pelo mundo, que já reservaram quase três mil unidades do carro voador (incluindo brasileiros), somando cifras na casa dos US$ 8 bilhões (R$ 38 bilhões, na cotação atual). As entregas devem começar a partir de 2026, após todas as homologações serem concluídas.

A escolha por Taubaté
Segundo a Embraer, a escolha por Taubaté tem muito a ver com a questão logística, já que tem fácil acesso a importantes rodovias, como a Governador Carvalho Pinto, além da malha ferroviária do interior paulista, conhecida por escoar a produção da indústria local.

A planta de Taubaté será a casa do carro voador no Brasil (Imagem: Divulgação/Embraer-EVE)

"Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística.

Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade", disse André Stein, co-CEO da Eve, em comunicado.

Além de desenvolver o carro voador, a Embraer e a Eve prometem criar soluções para tornar as viagens e o monitoramento desses veículos mais seguros. Parte disso será resolvido com a criação do que a empresa chamada de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM), de modo bem similar ao que já ocorre com os aviões comerciais, porém em escala urbana.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »