AtaNews Publicidade 728x90
05/07/2023 às 16h43min - Atualizada em 05/07/2023 às 16h43min

Com Operação Sumidouro, Gaeco atua contra tráfico em Campinas e região

O cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão ocorreram nas cidades de Campinas, Paulínia, Valinhos, Hortolândia, Itatiba e Presidente Prudente

MPSP
Foto: Divulgação/MPSP
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou na manhã desta quarta-feira (5/7) a Operação Sumidouro para cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão nas cidades de Campinas, Paulínia, Valinhos, Hortolândia, Itatiba e Presidente Prudente. Os alvos são integrantes de uma organização criminosa destinada ao tráfico de drogas em Campinas e região.

Atuando em conjunto com a Polícia Militar, por meio dos 1º, 8º e 10º Batalhões de Ações Especiais (BAEP), as autoridades cumpriram até o momento 13 mandados de prisão temporária, prendendo ainda outras duas pessoas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Além disso, foram apreendidos materiais relacionados à organização criminosa investigada, drogas, aparelhos de telefone celular, computadores, uma arma de fogo e cerca de R$ 143 mil em dinheiro. As diligências prosseguem para prender outras pessoas que estão foragidas. Agora, o Ministério Público tem 30 dias para encerrar as investigações, ouvindo os investigados e examinando os materiais apreendidos para apresentar a denúncia perante a Justiça Pública. Os envolvidos podem responder por crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Mobilizando cinco promotores de Justiça, 14 servidores do Ministério Público e cerca de 180 policiais militares, a Operação Sumidouro recebeu esse nome pelo fato de os investigados usarem galerias pluviais da cidade para ocultar e comercializar os entorpecentes.

As investigações são decorrentes de outra operação, esta deflagrada pelo GAECO e pela PM em 20 de abril de 2022. Na ocasião, houve a prisão do sobrinho de um sequestrador ligado à facção criminosa conhecida como PCC e a apreensão de cinco armas de fogo, munições, aparelhos de telefone celular, cadernos com contabilidade do tráfico de drogas na cidade de Campinas, documentos e a quantia aproximada de R$ 306 mil em espécie.

O homem preso durante os trabalhos foi denunciado pelos crimes de associação para o tráfico, porte de arma de fogo e corrupção ativa, sendo condenado a 16 anos e 8 meses de reclusão. A partir daí, foi possível identificar diversos integrantes da organização criminosa liderada pelo réu, responsável por inúmeros pontos de venda de drogas em Campinas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »