AtaNews Publicidade 728x90
03/07/2023 às 18h24min - Atualizada em 03/07/2023 às 18h24min

Ex-ministro da Agricultura Antonio Cabrera fará palestra em Araçatuba sobre segurança jurídica da propriedade rural

Ação é organizada pelo Ilan (Instituto Liberal da Alta Noroeste) e aberta a interessados no tema; palestrante também deve abordar outros temas, como valorização do agronegócio e liberdade econômica

Assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira

O Ilan (Instituto Liberal da Alta Noroeste) vai realizar no dia 4 de agosto (uma sexta-feira), no Mariá Plaza Hotel, em Araçatuba (SP), uma palestra com o produtor rural e ex-ministro da Agricultura, Antonio Cabrera Mano Filho. O evento "Segurança jurídica da propriedade privada no agronegócio – Sua necessidade e o atual governo" ocorrerá em razão de as invasões de terras produtivas por movimentos sociais serem um problema recorrente no Brasil, acentuado após o Governo Lula assumir a Presidência da República.

 

Para o palestrante, assim como o Ilan, o direito à propriedade no agronegócio é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, permitindo que os proprietários invistam nas suas terras e, consequentemente, gerem mais empregos e renda para a população. No entanto, com as invasões, esse direito fica comprometido, afugentando investidores e prejudicando o desenvolvimento do Brasil.

 

Antônio Cabrera Mano Filho é médico veterinário, tendo sido secretário da Agricultura do Estado de São Paulo durante o governo Mário Covas (1995 e 1996) e ministro da Agricultura durante o governo Fernando Collor (1990 a 1992).

 

Liberdade econômica

 

Entusiasta do liberalismo econômico, Cabrera deve abordar também temas correlatos, como diminuição da carga tributária no País, valorização do agro brasileiro, e liberdade econômica. "Não há inovação e nem empreendedorismo sem liberdade econômica. Ela é a mãe da inovação e das novas tecnologias", destacou ele durante o IV Congresso Nacional de Direito Agrário, realizado em Porto Alegre (RS).

 

Segundo o ex-ministro, a liberdade econômica permite, a exemplo de outras nações, uma expectativa maior de vida, menor índice de desemprego, maior renda per capta, respeito aos direitos humanos, meio ambiente mais limpo, entre outros aspectos. "É fundamental para que se tenha competitividade, para que o agricultor brasileiro continue produzindo e seja eficiente, porque para enviar alimentos como nós enviamos hoje para 192 países, precisamos ser muito bons e competitivos para concorrer com a agricultura altamente subsidiada de outros países", comenta o empresário.

 

O Ilan

 

O Instituto Liberal da Alta Noroeste (Ilan) foi criado oficialmente em 2016. Os pioneiros buscaram conhecimento em várias entidades Brasil afora e algumas internacionais, incluindo o Instituto Mises Brasil, para difundir regionalmente as ideias de Ludwig von Mises, e a sua "Nova Economia Subjetivista", que entenderam responder às questões econômicas e mercadológicas do dia a dia do cidadão brasileiro.

 

A entidade divulga e defende o liberalismo econômico, tanto as suas diversas vertentes teóricas quanto as vantagens dos seus princípios e agendas para a sociedade. Para isso, fomenta reflexões e debates em eventos, como palestras e cursos, por assim como por meio do compartilhamento de obras relevantes e debates em grupos virtuais. 

 

Serviço

 

Evento: Palestra Segurança jurídica da Propriedade Privada no Agronegócio – Sua necessidade e o atual governo

Data: 04/08/2023 (sexta-feira)

Horário: 19h30

Local: Mariá Plaza Hotel (Sala Tratoria)

Endereço: Rua Anhanguera, 3.909, Jardim Nova Iorque, Araçatuba (SP)

Reservas: (18) 99146-1238

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »