AtaNews Publicidade 728x90
04/05/2023 às 11h36min - Atualizada em 04/05/2023 às 11h36min

Histórico: nascem os dois primeiros bebês concebidos por intermédio de um robô

Pesquisadores acreditam que a nova tecnologia poderá reduzir os custos de tratamentos de inseminação artificial

History
Pela primeira vez na história, nasceram dois bebês concebidos com a ajuda de um robô. O dispositivo foi capaz de injetar espermatozoide em um óvulo, durante um inédito processo de fertilização in vitro. O desenvolvimento tecnológico ficou a cargo de uma equipe de pesquisadores da startup Overture Life, que garante que a automação será de grande ajuda nos tratamentos de inseminação artificial.

O sistema de fertilização in vitro foi desenvolvido por engenheiros espanhóis e posteriormente enviado para uma clínica de Nova York, onde um técnico sem experiência em fertilização assistida realizou o procedimento. Para isso, o técnico utilizou um controle do PlayStation 5, um microscópio, uma placa de Petri e um laptop para realizar a manobra de posicionamento de uma agulha mecanizada que penetrou um óvulo e injetou um espermatozoide. 

Após uma série de experimentos na clínica, finalmente foi possível conceber embriões saudáveis, que, depois de alojados em um útero, se desenvolveram até o nascimento. Os pesquisadores esperam que os procedimentos de reprodução assistida sejam mais simples, seguros e baratos com o uso dessa tecnologia. Atualmente, esses tratamentos podem custar até 20 mil dólares nos Estados Unidos.

A Overture Life também apresentou formalmente um pedido de patente para um biochip de laboratório de fertilização in vitro miniaturizado. O objetivo da empresa é que a tecnologia possa ser usada por qualquer ginecologista do mundo.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »