AtaNews Publicidade 728x90
01/05/2023 às 15h35min - Atualizada em 01/05/2023 às 15h35min

Como o Google sabe a imagem que você procura no buscador e no Lens

Você já ouviu falar em busca reversa de imagem? Saiba o que é e como funciona a técnica

Olhar Digital
Google Lens é uma das ferramentas gratuitas de busca reversa de imagem. (Foto: Divulgação/4H4 PH/Shutterstock)
Quando você busca no Google por um nascer do sol, essencialmente o que o buscador faz é comparar suas palavras-chave com as utilizadas na imagem (como no nome do arquivo, no ALT text e em palavras ao redor dela). Agora, se você não sabe quais termos deve escrever, você pode usar a busca reversa de imagem.

Provavelmente, você já usou a opção de arrastar um arquivo para o Google Imagem encontrar a foto original. Quem sabe, até já incorporou o aplicativo do Google Lens na sua rotina. Se você fez isso, mesmo que em outro buscador ou app, usou a busca reversa – e talvez nem soubesse.

Por isso, pode ter ficado curioso sobre como o Google sabe o que você busca, ainda que você mesmo não saiba exatamente pelo que procura. Neste artigo, o Olhar Digital vai te explicar o que é a busca reversa de imagem, como ela funciona e quais as vantagens dela.

Busca reversa de imagem: o que é
A busca reversa de imagem é uma técnica utilizada para encontrar imagens semelhantes a uma usada como referência. Ou seja, ao invés de digitar palavras-chave no buscador, você envia uma imagem e ele, então, retorna resultados semelhantes ou idênticos à imagem original.

Como o nome sugere, na busca reversa o usuário “inverte” o processo de busca, fornecendo uma imagem ao invés de palavras-chave. Por isso, também pode ser chamada de “pesquisa inversa“.

Como funciona
Tecnicamente, o funcionamento da pesquisa inversa envolve o uso de algoritmos de reconhecimento de imagem, que são capazes de identificar características visuais do arquivo de referência, tais como cores, formas, texturas e padrões.

Sendo assim, ao receber a imagem de referência, a primeira coisa que o algoritmo faz é processar o arquivo para extrair suas características visuais.

Em seguida, o algoritmo compara essas características com as de todas as imagens presentes no banco de dados do mecanismo de busca. Por fim, as imagens que possuem características semelhantes são mostradas como resultados da busca.

Como você pode perceber, a busca reversa de imagem demanda uma grande quantidade de dados e poder de processamento. Isso só foi possível graças ao avanço da inteligência artificial e do aprendizado de máquina.

Por um lado, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina permitem treinar os algoritmos com grandes conjuntos de dados e, desta forma, eles aprendem a identificar padrões visuais complexos e a comparar características de imagens com precisão.

Por outro lado, essas tecnologias permitem que as máquinas processem e gerenciem informações de um grande banco de dados de forma eficiente.

Quais as vantagens deste tipo de busca?

A principal vantagem da busca reversa de imagem é encontrar imagens semelhantes sem que seja necessário você inserir uma descrição delas no mecanismo de busca. Pode parecer simples demais, mas veja alguns exemplos de como você pode incorporar ela em sua rotina:
  • Descobrir a fonte original da imagem, mesmo que ela tenha sido usada em vários lugares na internet ou tenha sido modificada. Assim, você pode referenciar corretamente no seu trabalho.
  • Identificar objetos e pessoas em uma imagem, o que pode ser útil em investigações criminais, por exemplo.
  • Pesquisar produtos ou encontrar mais informações deles apenas apontando a câmera do seu celular para a personagem de uma novela ou, ainda, para os pés de uma pessoa aleatória na rua.
Por Layse Ventura
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »