AtaNews Publicidade 728x90
14/06/2018 às 14h21min - Atualizada em 14/06/2018 às 14h21min

Temer autoriza ampliação de idade para saque de PIS/Pasep; saiba mais

Com medida, a expectativa é que quase R$ 40 bilhões sejam injetados na economia em 2018

Agência Brasil
Em 2018, todos cotistas do PIS/Pasep, que trabalharam entre 1971 e 1988, podem sacar o benefício
Com a sanção de uma lei e a assinatura de um decreto presidencial, o Governo do Brasil autorizou nesta quarta-feira (13) a ampliação do direito de saques do PIS/Pasep a beneficiários de todas as idades. Anteriormente, isso só era permitido para cotistas a partir de 60 anos, ou aposentados.

Quem tem direito?

Cotistas do fundo de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988 e seus herdeiros vão poder sacar o benefício até 28 de setembro. Após essa data, os desembolsos serão permitidos apenas para cotistas com idade igual ou superior a 60 anos ou aposentados.

Quando posso sacar meu dinheiro?

A partir da assinatura dos atos pelo presidente da República, Michel Temer, os saques terão início na próxima semana, de acordo com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli. Além disso, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão irá traçar um cronograma e divulgá-lo em breve.

Impacto econômico

Diante da medida, a equipe econômica do Governo do Brasil espera uma injeção de R$ 39,3 bilhões na economia neste ano. De acordo com o Ministério do Planejamento, cerca de 28,7 milhões de pessoas serão beneficiadas com os saques. A expectativa é que isso ajude a aquecer a atividade econômica e a ajudar o País a crescer mais.

Como checar meu saldo?

Para cotistas que quiserem checar o saldo que possuem no fundo, basta consultar os sites da Caixa Econômica e do Banco do Brasil – este último também possibilita consultas por meio dos terminais de autoatendimento.

Como retiro meu dinheiro?

Beneficiários que tiverem conta corrente nesses bancos terão o depósito feito automaticamente. Caso contrário, os demais cotistas poderão realizar saques diretamente nas agências bancárias. O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, recomendou, contudo, para que os cotistas esperem até agosto para retirar os valores. Isso porque os valores sofrerão reajuste em julho, aumentando o valor a ser sacado. Quem não quiser aguardar poderá sacar o que tem direito normalmente. 



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »