AtaNews Publicidade 728x90
01/03/2023 às 15h52min - Atualizada em 01/03/2023 às 15h52min

Falência de 2 corretoras faz 54 mil investidores perderem investimentos

Segundo a CVM, os investidores das duas corretoras terão direito a receber o valor investido até o limite garantido pelo FGC.

Assessoria de imprensa
Imagem/Divulgação
Investidores que aplicaram em renda fixa em duas corretoras de valores (BRK Financeira e Portocred) terão que acionar o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para receber o dinheiro investido. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cerca de 5.400 investidores de ambas as corretoras terão que recorrer ao FGC para reaver o dinheiro investido.

A decisão foi tomada após a falência das corretoras, que não foram identificadas pela CVM. Segundo a comissão, a medida foi tomada para garantir a segurança financeira dos investidores e evitar maiores prejuízos.

O que é o FGC?
O FGC é uma entidade que tem como objetivo garantir a segurança dos investidores em caso de falência de instituições financeiras. Ele assegura o ressarcimento de até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira, em caso de insolvência da corretora.
Segundo a CVM, os investidores das duas corretoras terão direito a receber o valor investido até o limite garantido pelo FGC. No entanto, a comissão alerta que o processo de ressarcimento pode levar algum tempo e recomenda que os investidores fiquem atentos aos prazos e procedimentos para acionar o fundo.

Como solicitar o ressarcimento?
Os investidores que se encontram nesta situação devem acionar o FGC por meio de uma solicitação online, preenchendo um formulário e anexando a documentação necessária. O processo pode ser feito por meio do site do fundo.

A CVM ressalta a importância de que os investidores se informem e conheçam os riscos envolvidos em cada tipo de investimento, para evitar prejuízos. A comissão também recomenda que os investidores verifiquem a saúde financeira das corretoras antes de realizar aplicações.

A falência de corretoras é um risco que faz parte do mercado financeiro e pode ocorrer em situações de crise econômica ou de má administração. Por isso, é fundamental que os investidores tenham conhecimento e informação para tomar decisões mais seguras.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »