AtaNews Publicidade 728x90
13/06/2018 às 15h33min - Atualizada em 13/06/2018 às 15h33min

Conheça as condições especiais para investir em energia solar

Pessoas físicas podem ter acesso ao meio renovável por meio de linhas de financiamento

Portal Brasil
DataFolha aponta que cerca de 80% dos brasileiros querem energia solar fotovoltaica
Com o objetivo de impulsionar a geração de energia solar, o Ministério da Integração Nacional (MI) já garantiu mais de R$ 3 bilhões em projetos do segmento somente em 2018. O anúncio foi feito pelo ministro Pádua Andrade durante o evento Brasil Solar Power, realizado nessa terça-feira (12), no Rio de Janeiro.  

Pesquisa do DataFolha de 2016 indica que cerca de 80% dos brasileiros querem energia solar fotovoltaica em suas residências, caso seja disponibilizado financiamento competitivo. Assim, foram criadas linhas de financiamento para os Fundos Constitucionais das regiões Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO). A ideia é criar condições especiais para que pessoas físicas invistam na aquisição dos sistemas de geração.

Condições especiais
- Prazo de pagamento para até 8 anos; 
- Seis meses de carência; 
- Possibilidade de financiar 100% do valor do projeto; 
- Taxas anuais estimadas em 5,43% para as regiões Norte/Nordeste e 6,4% para o Centro-Oeste; 
- Possibilidade de encaminhar o excedente à operadora de energia e acumular créditos. 

Como conseguir
Para buscar o financiamento, o interessado deve se dirigir a um dos bancos operadores e tomar conhecimento da documentação a ser apresentada para iniciar o processo. São eles: FNE (Banco do Nordeste), FNO (Banco da Amazônia) e FCO (Banco do Brasil). 

Demanda 
A expectativa da pasta é que sejam realizadas, pelo menos, 10 mil operações este ano. O País tem atualmente 24.565 sistemas de mini ou microgeração distribuída, dos quais 99% deles são baseados em placas fotovoltaicas, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »