AtaNews Publicidade 728x90
13/02/2023 às 12h08min - Atualizada em 13/02/2023 às 12h08min

CER IV Ritinha Prates começa a prestar atendimento de reabilitação intelectual

Seis usuários foram atendidos no primeiro dia da modalidade e outros 30 estão agendados para esta semana; Centro Especializado em Reabilitação atende a população de 40 municípios abrangidos pelo DRS 2

Assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira
Foto: Divulgação

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), começou no dia (06/02) a prestar atendimento de reabilitação intelectual.

O equipamento já disponibiliza por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) serviços nas áreas auditiva, visual e física, à população dos 40 municípios da região de abrangência do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS II).

 

Neste primeiro dia, seis usuários foram atendidos e para a semana há outros 24 agendados. O serviço está habilitado para atender, no mínimo, 200 usuários por mês na modalidade intelectual – nas outras três modalidades juntas são prestados 500 atendimentos ao mês, sendo 200 para reabilitação física, 150 para visual e 150 para auditiva.

 

"Este primeiro dia de atendimento na modalidade intelectual foi satisfatório. Os usuários chegaram com a demanda que imaginávamos para o início deste trabalho. Trata-se de algo que, com certeza, vai dar bons frutos no tratamento das pessoas que estão vindo ao CER IV", comenta o coordenador da modalidade intelectual, Adriano Mantovan.

 

Têm direito ao novo serviço da unidade, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cidadãos com problemas de saúde que se enquadram em diversos códigos da Classificação Internacional de Doenças (CID), como paralisias cerebrais, retardos mentais, distúrbios de conduta e transtornos, incluindo do espectro autista.

 

Fluxo e números

 

Mantovan explica que para ter acesso ao CER IV, o usuário deve passar por triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), seguir a um médico especialista na área em questão, terem seu caso direcionado à Secretaria de Saúde de Araçatuba, e, finalmente, serem encaminhados à unidade. Os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional. O CER Ritinha Prates funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 10% da população de qualquer país, em tempo de paz, é portadora de algum tipo de deficiência, das quais: 5% é portadora de deficiência mental; 2% de deficiência física; 1,5% de deficiência auditiva; 0,5% de deficiência visual; e 1% de deficiência múltipla. Com base nesses percentuais, estima-se que no Brasil haja 16 milhões de pessoas portadoras de deficiência.

 

CER

 

O Centro Especializado em Reabilitação é um ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Todo o atendimento realizado no CER é realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, por meio de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e sua família.

 

O equipamento da AAERP é direcionado ao atendimento de pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual de qualquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS II. O objetivo é promover o estabelecimento e cumprimento das ações voltadas à qualidade de vida desse segmento, assegurando a igualdade de oportunidades às pessoas portadoras de deficiência.

 

A garantia deverá resultar no provimento de condições e situações capazes de conferir qualidade de vida, com a plena observância do arcabouço legal específico, como é o caso do Decreto n.º 3.298/99 e a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »