AtaNews Publicidade 728x90
08/02/2023 às 16h00min - Atualizada em 08/02/2023 às 16h00min

Lula quer mandar Dilma para China

Governo pretende tirar atual presidente do banco dos Brics para acomodar a petista

Assessoria de imprensa
O presidente quer dar a Dilma um cargo em Xangai | Foto: Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca maneiras de acomodar Dilma Rousseff no governo. Uma saída é mandá-la à China. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, publicada nesta quarta-feira, 8, Lula pretende dar a ela o cargo de presidente do banco do Brics, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A sede da instituição fica em Xangai.

Para a manobra dar certo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está articulando a demissão do atual chefe do banco. Marcos Troyjo está no cargo desde 2020 e tem um mandato de cinco anos. O economista foi indicado em 2020 pelo ex-ministro Paulo Guedes.

Ainda conforme a reportagem, o ministro de Lula tenta convencer Troyjo a renunciar ao cargo. Diante de um impasse, o governo brasileiro seria obrigado a forçar a sua saída, propondo a destituição aos demais países. Desse modo, poderia indicar Dilma ao posto.

O banco do Brics conta com capital inicial de US$ 50 bilhões e capital autorizado de US$ 100 bilhões e tem como principal objetivo apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, públicos ou privados, nos países do Brics e em outras economias emergentes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »