AtaNews Publicidade 728x90
01/02/2023 às 17h50min - Atualizada em 01/02/2023 às 17h50min

Araçatuba participa de Congresso Internacional de Odontologia

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba participou do “II Grande Encontro da Saúde Bucal no SUS”, realizado de 25 a 28 de janeiro pelo CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia), na Expô Center Norte, em São Paulo. O CIOSP é o maior evento de Odontologia da América Latina.

O trabalho “Triagem de risco e agenda odontológica”, realizado na área de Gestão da Atenção Primária, foi a experiência exitosa de Araçatuba, apresentada pela diretora técnica da Associação Mahatma Gandhi, Léa Lofego Garcia, e pelo coordenador de Saúde Bucal da Associação Mahatma Gandhi, Luis Felipe Pupim dos Santos, ambos representando toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O apoio institucional foi realizado pela articuladora da Saúde Bucal do DRS II de Araçatuba, Dr.ª Lúcia Maria Lima Lemos de Melo.

A estratégia visa garantir o acesso com equidade e ampliar a resolutividade da assistência odontológica, com ações fundamentadas nas normativas do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e nas diretrizes municipais, orientadas pela secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente.

“A indicação do trabalho para participação no CIOSP ratifica todo o empenho e apoio direcionados pelo governo Dilador e Edna, além de representar o reconhecimento do mérito do trabalho desenvolvido e ser incentivo às experiências exitosas do SUS na gestão municipal. A saúde bucal vai além das quatro paredes de um consultório, integra ações individuais, coletivas e intersetoriais. É um grande desafio que está dando um excelente resultado”, finaliza Carmem Guariente.

ABERTURA
No mesmo evento, a secretária de Saúde, Carmem Guariente, que também é 1ª vice-presidente do COSEMS – SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo), participou do Projeto Saúde Coletiva – Os Governos Federal e Estaduais e suas perspectivas para a saúde bucal.

Na abertura da mesa de honra, Carmem falou em nome dos municípios sobre as expectativas que as cidades têm em relação à saúde bucal, principalmente quanto à atualização das diretrizes do Programa Nacional de Saúde Bucal, formulado em 2004. “Não tivemos avanços recentes nas políticas de saúde bucal, mas os municípios têm cumprido sua parte investindo e mantendo esse setor em funcionamento, mesmo com as dificuldades durante a pandemia”, afirma Carmem.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »