AtaNews Publicidade 728x90
19/01/2023 às 09h34min - Atualizada em 19/01/2023 às 09h34min

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa: evento terá caminhada e manifestação neste sábado (21)

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Bauru
O Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru (CMCN), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, convida a população para o evento ecumênico em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007.

O evento ocorrerá às 10h na Praça Rui Barbosa onde haverá manifestação de lideranças religiosas, seguida pela caminhada na Rua Batista de Carvalho até a esquina da resistência. A celebração dessa data é um convite às religiões para uma convivência pacífica e fraterna.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado em homenagem a Ialorixá baiana Gildásia dos Santos, a mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassá de Ogum. A candomblecista faleceu no dia 21 de janeiro após ter sofrido diversas agressões verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião e ter seu terreiro e casa depredados.

A intolerância religiosa é a violação do direito fundamental de liberdade de crença e culto religioso, assegurado na legislação brasileira. A data é um importante momento para reflexão com o objetivo de promover o conhecimento, respeito e o diálogo entre as religiões reconhecendo a diversidade cultural do Brasil que abriga diversos povos com tradições e doutrinas diferentes.

O conhecimento é uma das principais ferramentas na luta pelo fim da intolerância religiosa, pois elimina o preconceito. Portanto, torna-se importante promover espaços e eventos dedicados a sensibilizar, informar e debater o tema com a população, sendo essencial o envolvimento da sociedade para que assim seja possível alcançar o respeito a todas as religiões.

SERVIÇO
Evento ecumênico em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
21/01/2023, sábado, às 10h
Praça Rui Barbosa
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »