AtaNews Publicidade 728x90
17/01/2023 às 17h21min - Atualizada em 17/01/2023 às 17h21min

​HB e HCM são os primeiros hospitais do Noroeste Paulista a ter no Pronto Atendimento e UTI a monitorização da pressão e complacência intracraniana

Assessoria Imprensa
Foto: Divulgação/Hospital de Base de Rio Preto (HB)
Tecnologia pioneira da healthtech brasileira brain4care permite diagnósticos mais assertivos e cuidados mais pertinentes, contribuindo para eliminar desperdícios e diminuir o risco de sequelas neurológicas provenientes de hipertensão intracraniana. A inovação já está disponível no Hospital de Base de Rio Preto (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM)

O Hospital de Base de Rio Preto (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), que fazem parte da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), um dos maiores complexos hospitalares do Estado de São Paulo, na cidade de São José do Rio Preto, acabam de adotar a tecnologia pioneira da brain4care de monitorização da pressão e complacência intracraniana. No HB, a tecnologia será utilizada no Pronto Atendimento (PA) e nas duas UTIs neurológicas. No HCM, na UTI neurológica. As instituições são as primeiras do Noroeste Paulista a implementar a tecnologia, trazendo benefícios importantes para o diagnóstico, cuidados e acompanhamento de pacientes. 

Para o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, a nova tecnologia chama atenção por empregar métodos não invasivos. “O monitoramento feito pelo dispositivo é indolor e não necessita do uso de contraste ou sedativos. Este é o diferencial, um método simples, ágil, porém, bastante preciso devido a tecnologia empregada e com menos riscos aos pacientes”, destaca.

A tecnologia brain4care permite ter acesso a dados da pressão e complacência intracraniana de maneira simples, por meio de um sensor posicionado na cabeça do paciente. Em tempo real, o médico tem acesso às informações na tela do tablet conectado à internet. “Esses dados auxiliam a qualificar o diagnóstico, orientar a terapêutica e indicar a evolução de distúrbios neurológicos associados à hipertensão intracraniana”, explica o diretor científico da brain4care, Gustavo Frigieri. 

Mais assertividade no diagnóstico e no manejo do paciente

Dessa forma, no Pronto Atendimento, o médico passa a contar com um recurso importante que o auxilia a identificar quando pacientes que apresentam sintomas, como dores de cabeça, náuseas e tonturas, entre outros, comuns a variadas doenças, têm risco de evoluir para um quadro de hipertensão intracraniana. Com essa informação, o médico pode encaminhar o paciente, de modo mais ágil e assertivo, para uma investigação mais aprofundada e cuidados mais pertinentes.

Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), por sua vez, os médicos podem monitorizar as condições de nutrição cerebral e neuroproteção dos pacientes em tempo real e, com isso, fazer o manejo individualizado da hemodinâmica cerebral, ajustando a dose de medicamentos e controle de sedação, o que reduz o risco de sequelas neurológicas.

Ao contribuir para diagnósticos mais assertivos,  cuidados mais pertinentes e otimização de procedimentos,  medicações e exames, a tecnologia brain4care beneficia o paciente em relação a sua jornada de atendimento e, ao mesmo tempo, traz impactos positivos aos indicadores de gestão da instituição (giro de leito, alta segura, taxas de reinternação e otimização de recursos).

Sobre o Complexo Funfarme

Um dos maiores e mais importantes do Brasil, o complexo hospitalar da Funfarme, localizado em São José do Rio Preto (SP), reúne o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. 

O HB e o HCM são hospitais-escola ligados à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das escolas de medicina públicas mais conceituadas do Estado de São Paulo.

O HB e o HCM destacam-se pelos corpos clínicos altamente qualificados, com médicos reconhecidos nacionalmente, e pela alta tecnologia que oferecem aos pacientes, dos quais, 85% são do Sistema Único de Saúde (SUS).

Embora o complexo seja a referência para o atendimento de mais de 1,5 milhão de habitantes dos 102 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15), suas unidades atraem pessoas de todas as regiões do Brasil e até da América Latina, que reconhecem a qualidade da medicina e de seus serviços.

Isto faz com que a Funfarme apresente números impressionantes, que a colocam entre os maiores complexos hospitalares do Brasil. São quase 800 mil atendimentos por ano feitos por 1.630 médicos e outros 1.700 profissionais da Saúde. No total, a Funfarme possui mais de 8.000 colaboradores, população maior do que as de algumas cidades do Noroeste paulista.
HB e HCM possuem 1.102 leitos, dos quais 914 de enfermaria e 188 de UTI e um dos maiores centros cirúrgicos do país, com 32 salas onde são realizados mais de 43 mil procedimentos por ano.

Sobre a brain4care

A brain4care é uma healthtech brasileira de base científica que desenvolve e oferta tecnologia pioneira de monitoramento não invasivo de variações de pressão e complacência intracraniana. Isso é feito por meio de um dispositivo wearable (um sensor posicionado na cabeça do paciente com uma banda de fixação), acessível e de baixo custo, conectado via internet a uma plataforma analítica, que fornece em poucos minutos informações adicionais que qualificam o diagnóstico, orientam a terapêutica e indicam evolução de distúrbios neurológicos. Por sinal, distúrbios neurológicos são a segunda causa mundial de morte prematura e a primeira de incapacidades, de acordo com estudo publicado na The Lancet Neurology*.

Fundada em 2014 pelo físico e químico Sérgio Mascarenhas (1928-2021) e acelerada no Vale do Silício pela Singularity University em 2017, a brain4care obteve liberação da tecnologia pela Anvisa em 2019, pelo FDA em 2021 e encontra-se em utilização comercial em mais de 50 hospitais e clínicas no Brasil. Além disso, conta com 56 publicações científicas de estudos realizados em centros de referência como USP, Unifesp, Universidade do Porto e Mayo Clinic. Atualmente, a brain4care prepara sua expansão para o mercado internacional e conta com escritórios no Brasil, em São Paulo e São Carlos, e nos Estados Unidos, em Atlanta. Mais informações: https://brain4.care/

Informações: Hospital de Base de Rio Preto (HB) e Hospital da Criança e Maternidade (HCM)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »