AtaNews Publicidade 728x90
13/01/2023 às 10h17min - Atualizada em 13/01/2023 às 10h17min

Projeto 'BiciBiblioteca' viabiliza troca de livros em bicicleta adaptada em Araçatuba

Lançamento acontece neste final de semana em estacionamento de supermercado e praça da cidade; projeto segue até março no município e atende também ONGs

Assessoria de imprensa
Foto: Lubben Multimídia

A leitura faz a imaginação voar. Ouvimos isso muitas, muitas vezes. De fato, quando um leitor adentra o universo de um livro de ficção ou poemas, por exemplo, as palavras, na função de um motor idílico potente, fazem com que as mentes alcem voos. Mas será por terra, por meio de uma bicicleta, que algumas centenas de livros chegarão a Araçatuba, para fazerem os pensamentos dos leitores decolarem. 

 

Trata-se de uma bicicleta adaptada para acomodar vários títulos, que fará uma itinerância em alguns pontos da cidade. O projeto BiciBiblioteca chega a Araçatuba neste final de semana, com o objetivo de incentivar a leitura por meio da troca e outras ações de incentivo à leitura. A bicicleta estará no estacionamento do supermercado Atacadão, patrocinador local do projeto, no sábado (14), das 9h às 15h; no domingo (15), no mesmo horário, a "bike" visita a praça Getúlio Vargas. 

 

O projeto permanece na cidade até o final de março (em datas que serão divulgadas a cada mês) no estacionamento do supermercado e na praça, respectivamente, além de passar também por algumas entidades assistenciais pré-selecionadas. Também está prevista uma programação de vivências literárias, oficinas e leitura em voz alta. 

O acervo trazido conta com mais de 2 mil livros, com títulos e gêneros variados e foco em temáticas de preservação ambiental e diversidade. Obras de literatura para todas as idades, além de livros de culinária, profissionalizantes, biografias, poesia, contos e crônicas estarão à disposição. 

 

Para ter acesso, basta ir até os locais nos dias e horários onde a BiciBiblioteca estará instalada, levar um livro usado e trocar por um novo oferecido pelo projeto. Apenas nos dias 14 e 15, quando acontece o lançamento e a segunda visita em Araçatuba, será feita uma campanha especial: quem levar 1 livro poderá trocar por 2 outros novos.


Foto: Lubben Multimídia

 

A ideia é incentivar que crianças, jovens e adultos tenham um aumento da frequência de leitura. Todos os livros vêm acompanhados de uma ficha para ser utilizada pelas crianças, para que elas indiquem seu personagem preferido da obra e incluam outras anotações ou desenhos. 

 

O acervo foi elaborado pela coordenadora pedagógica Marta Pinto Ferraz e por Fabiana Maugé, idealizadora da BiciBiblioteca e diretora da FGM Produções Culturais. As editoras Saber e Ler e Nano Books são parceiras e forneceram gratuitamente mais de 1000 livros para o projeto. 

 

Fabiana trabalha há muitos anos com projetos de incentivo à leitura e, ao perceber o aumento de bicicletas e ciclovias nas cidades, teve a ideia de unir esses dois universos, usando a mobilidade da BiciBiblioteca para levar mais livros para a população. 

 

Além de Araçatuba, a "bike dos livros" já passou pelas cidades de Canoinhas (SC), Três Barras (SC), Pacajus (CE) e Cambé (PR), e em breve estará nas capitais (São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE).

 

Projeto 

Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita. A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa Atacadão, apoio da Prefeitura de Araçatuba, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

 

O projeto pode ser acompanhado nas redes sociais nos seguintes endereços: www.instagram.com/bicibiblioteca e www.facebook.com/bicibiblioteca.

 

Sobre a FGM Produções 

A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. 

 

Sobre o Atacadão 

Com 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em quase 180 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com mais de de 60 mil colaboradores, possui mais de 260 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, canal de vendas online do próprio Atacadão que possui uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado (https://www.atacadao.com.br/ ).

 

 

Serviço

 

BICIBIBLIOTECA

 

Estacionamento do Atacadão

Rua Clibas de Almeida Prado, 200 - Araçatuba

9h às 15h - Sábados

Janeiro: dias 14, 21 e 28

 

Praça Getúlio Vargas

Bairro das Bandeiras - Araçatuba

9h às 15h - Domingos

Janeiro: dias 15, 22 e 29

 

Programação completa e mais informações: 

www.instagram.com/bicibiblioteca 

www.facebook.com/bicibiblioteca
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »